sábado, 4 de abril de 2020

Bahia tem 336 casos confirmados de Covid-19 e 63 pessoas curadas

 Bahia registra 336 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 5,17% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve sete óbitos, sendo cinco em Salvador, um em Utinga e outro em Itapetinga. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas deste sábado (4). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 33 encontram-se internadas, sendo 18 em UTI.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Dentre os casos confirmados, 50,89% são do sexo masculino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 6 meses a 95 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 25,30% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (4,18/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos

PREFEITURA CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE COVID-19 NA CIDADE DE URUÇUCA

O Laboratório Central da Bahia - Lacen, confirmou neste sábado, 4, o primeiro paciente com a Covid-19, doença causada pelo Coronavírus, em Uruçuca. O paciente, sentiu os primeiros sintomas no dia 24 e permaneceu em isolamento domiciliar desde esta data.

A vigilância epidemiológica do Município já adotou todos os protocolos necessários para a situação e mais detalhes serão passados posteriormente.

O Prefeito Moacyr Leite Júnior reforça a recomendação para que todos continuem a adotar as medidas de precaução e monitorando possíveis sintomas da doença. 

O Prefeito destaca, ainda que, por meio do comitê de crise, vem monitorando a situação do município e tomando medidas mitigatórias para evitar o contágio desenfreado da doença. Ascom

Nota de esclarecimento

Em virtude de uma nota falsa (Fake News) que circula em algumas redes sociais,
segundo a qual eu, Orlando Junior, e minha esposa Simone Flores, somos vítimas da
Covid-19 em Ilhéus, vimos publicamente informar que essa notícia não tem qualquer
fundamento.

Infelizmente, o momento que vivemos se torna um campo aberto para a ação de
pessoas irresponsáveis e despreparadas para o convívio comunitário.

De toda forma, informamos que nunca sentimos qualquer sintoma do novo
Coronavírus e nem fomos testados pela Vigilância Sanitária. Permanecemos em
isolamento social por entender que no momento é o melhor a fazer, confiantes de que
juntos possamos vencer essa pandemia.

Como a nota “fake News” também aborda este assunto, esclarecemos que a nossa loja
La Caza e o escritório de Arquitetura Simone Flores permanecem fechados em atenção
ao Decreto Municipal. Embora tenha havido uma permissão da Prefeitura Municipal,
na última quarta-feira, para reabertura das loias de materiais para construção, a La
Luz, que finaliza uma reforma, também permanecerá fechada. Todas as três empresas,
inclusive, a franquia Todeschini Ilhéus, estão atendendo em home office, com a adoção
de medidas de prevenção necessárias.
Pedimos a Deus saúde para todos e paz no coração, para que possamos atravessar
este momento difícil que vive a nossa cidade, o nosso estado, o nosso país, e o mundo
inteiro.

Ilhéus, 04.04.2020

Orlando Júnior e Simone Flores

Prefeito defende quarentena em Itabuna

Fernando Vita
O vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita e agora prefeito em exercício por 30 dias, em entrevista concedida ao programa "Bom dia Bahia" (Radio Difusora Sul da Bahia), defendeu a permaneça da população itabunense em quarentena. 

O prefeito, que expôs sobre a prorrogação do Decreto e os seus pontos que devem ser cumpridos, por mais 15 dias, por parte dos empresários, falou também do problema do transporte coletivo  e de como estão sendo realizados os trabalhos de segurança para o funcionamento dos setores essenciais no comércio e de como estão sendo efetuado o deslocamento dos servidores do sistema de saúde e segurança, deste município, através "vans". Veículos da Prefeitura Municipal. Deixou transparecer que as empresas que prestam o serviço do transporte coletivo em Itabuna, têm que ser revistas.

Falando também do problema de riscos dos idosos, em relação ao Covid 19, citou que ele também corre esse risco, pois já tem 79 anos de idade, curou de um câncer e tem problema cardíaco, inclusive com implante de mamarias. "Mas, graças a Deus fomos chamados pelo governo e estamos cumprindo o nosso dever". disse Vita.  

Pesquisa exclusiva: governo é o poder mais bem avaliado no combate ao coronavírus

São 38,3% os que consideram o trabalho do governo o mais efetivo contra 16,8% do Congresso e 6,4% do STF


Levantamento exclusivo Diário do Poder/Orbis revela que apesar de todas as controvérsias, a maior parte (38,3%) dos entrevistados atribui ao governo o trabalho mais efetivo no combate ao coronavírus, entre os Três Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário). Outros 16,8% escolheram o Congresso Nacional e 6,4% o Supremo Tribunal Federal. Porém, 38,5% do total não souberam avaliar o melhor desempenho. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O governo tem a confiança de 44% dos homens, segundo a pesquisa. E vence em todos os recortes, à exceção dos que não responderam.

o de Convenções de Ilhéus referência do Covid-19

Como medida para assistência e acompanhamento de pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, estrutura um posto de atendimento (PA) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães exclusivo para a triagem de demandas relacionadas ao coronavírus, foi o que informou hoje (03) o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM.

de resposta à COVID-19 na Itália com atividades em lares de idosos

Pessoas idosas são parte do grupo mais vulnerável às formas mais graves do novo coronavírus
A organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) está expandindo suas atividades de resposta à COVID-19 na Itália, apoiando diversos lares de idosos no estado das Marcas (Marche, em italiano), região no leste do país, em cidades como Fabriano, Jesi, Senigallia e na capital regional Ancona. Os lares de idosos estão entre os lugares mais vulneráveis da pandemia do novo coronavírus. Os locais são comunidades onde muitas pessoas vivem juntas e em contato próximo, fatores que facilitam a transmissão do vírus. Outro fator agravante é que nesses espaços não há equipamentos médicos especializados, como nos hospitais,apesar de hospedarem pessoas idosas, um dos grupos de maior risco do novo coronavírus.

Profissional de saúde é a sexta pessoa com teste positivo para COVID-19 em Itabuna

Uma profissional de saúde é a sexta pessoa com teste positivo para COVID-19 em Itabuna. A informação foi divulgada na noite de ontem (03) pela Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica. 

A vítima trata-se de uma mulher, de 37 anos, que mora em Itabuna, mas, trabalha na UPA de Ilhéus, onde manteve contato com o médico Luiz Roberto Andrade, também com teste positivo para a doença. Ela apresenta sintomas leves da COVID-19 e permanece em isolamento domiciliar. Ascom



sexta-feira, 3 de abril de 2020

COMÉRCIO DE ITABUNA TEM MAIS 15 DIAS DE QUARENTENA


O transporte coletivo e o comércio de Itabuna continuarão sem funcionar por mais 15 dias, com exceção  dos serviços considerados essenciais.  Decisão tomada hoje 3, à tarde em reunião dos membros da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus. A prorrogação do decreto que deverá ser publicado ainda neste dia 3 de Abril no Diário Oficial do Município, suspende também o aumento da tarifa de água da Emasa neste período. A medida será assinada pelo vice-prefeito e prefeito em exercício Fernando Vita. 
Calamidade Pública 
O prefeito  Fernando Vita, também decretou nesta quinta-feira, 2, (ontem) "estado de calamidade pública" neste município por 180 dias, emergencial em saúde pública de importância Internacional, devido à Pandemia do novo Coronavírus. Na cidade já foram registrado 6 casos. Veja tabela:


Foto: Chaparraus

Bahia tem 290 confirmações e seis óbitos por Covid-19


Bahia registra 290 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,5% do total de casos notificados. Até o momento, 1913 casos foram descartados e houve seis óbitos, cinco residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas e outro em Utinga. O caso do interior do estado estava como óbito suspeito e após investigação foi confirmada a causa da morte por Covid-19. Era um senhor de 80 anos com doença cardíaca preexistente. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta sexta-feira (3). Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 encontram-se internadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Coronavírus hoje: Mortes por covid-19 sobem para 359 e casos confirmados passam de 9 mil no Brasil

O número de mortos nos Estados Unidos subiu em 950, marcando o terceiro dia seguido de altas recordes



Do - valorinveste.globo.com -  O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que o número de mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19) subiu de 299 para 359, em 24 horas. No período, houve alta de 20%, com mais 60 óbitos. Já os casos confirmados da covid-19 continuam aumentando em todo o país, saltou de 7.910 para 9.056. A variação foi de 15%, com mais 1.146 novos casos em 24 horas.
Ao todo, 23 unidades da federação registram mortes relacionadas ao novo coronavírus. Dos óbitos informados, 219 foram no Estado de São Paulo, outros 47 no Rio de Janeiro. Os demais unidades da federação com morte relacionada à covid-19 são: Pernambuco (10 óbitos), Ceará (22), Paraná (4), Piauí (4) Rio Grande do Sul (5), Amazonas (7), Minas Gerais (6) Goiás (2), Santa Catarina (5), Distrito Federal (5), Bahia (5) Maranhão (1), Rio Grande do Norte (4), Alagoas (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Rondônia (1), Sergipe (2), Espírito Santo (4), Pará (1) e Mato Grosso (1).

Rui e Neto voltam a se unir e inauguram unidade para atender casos de coronavírus

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltaram a se unir e inauguraram ontem uma Unidade Básica de Saúde
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Rodrigo Daniel Silva
Do - TribunadaBahia - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltaram a se unir e inauguraram ontem uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro de Itapuã, na capital baiana. Com investimento de R$ 3,5 milhões, o equipamento foi construído pelo governo e será administrado pela prefeitura.
Durante o surto de coronavírus, as salas da unidade que abrigariam os consultórios odontológicos serão utilizadas como boxes de observação de pacientes com suspeita de coronavírus.  "Essa medida se soma a diversas ações executadas pelo Estado para conter o avanço do novo coronavírus no território estadual. A Bahia vem tendo uma projeção abaixo da curva prevista para o estado, mas atualmente há 17 pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Couto Maia, o que significa que o volume de pessoas que precisam de cuidados intensivos está aumentando progressivamente, por isso não podemos baixar a guarda”, afirmou o governador. 

Fiocruz Minas participa de estudo para vacina contra Covid-19

Pesquisadores da Fiocruz Minas estão integrando uma rede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCTV) para o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O estudo terá como base uma técnica elaborada pelo Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fiocruz Minas, que utiliza o vírus da influenza para gerar resposta imunológica contra o novo coronavírus.
“A técnica consiste em usar o vírus da influenza como vetor vacinal. Como se trata de um vírus defectivo para a multiplicação, ele não causa a doença, mas gera produção de anticorpos. Com esse processo, uma das possibilidades é desenvolver uma vacina bivalente, que possa ser usada contra influenza e contra o coronavírus”, explica o pesquisador Ricardo Gazzinelli, líder do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas e coordenador do INCTV. A rede de estudo no INCT, sediado em Belo Horizonte, é formada por laboratórios de diferentes instituições.

Prefeitura de Ilhéus vai comprar 2.500 testes rápidos de Covid-19

Secretário da Saúde
Durante entrevista realizada pelo comunicador Vila Nova no programa O Tabuleiro, da Ilhéus FM, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou nesta sexta-feira (3) que a Prefeitura vai adquirir 2.500 testes rápidos de detecção do novo coronavírus (Covid-19). A medida, segundo ele, atende à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em ampliar as testagens de pacientes suspeitos.
O secretário ressaltou que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização do teste são mais rigorosos. O órgão federal de saúde considera aproximadamente 10 sintomas para coleta das amostras, dos quais quatro ou cinco precisam ser cumpridos. Entre eles, febre, tosse, dificuldade para respirar e coriza (nariz entupido).
“Os protocolos do Ministério da Saúde são rígidos e restringem a coleta. Com a aquisição dos testes pelo Município, melhoraremos o serviço, pois adotaremos critérios mais flexíveis. Pretendemos testar o máximo de pessoas, contudo a população precisa entender que nem todos os casos serão submetidos à coleta. Também seguiremos protocolos específicos, porque não há testes para todo mundo”, disse o secretário.
Magela lembrou que há certa dificuldade para a contratação de fornecedores, devido à alta demanda mundial. Porém, a expectativa é que o material chegue na próxima semana. O secretário ressaltou ainda que não adianta Ilhéus fazer a testagem e o controle da doença e os municípios vizinhos não adotarem medidas eficazes para conter o vírus.
“Esperamos que as outras cidades também façam a sua parte, monitorando os casos suspeitos. Senão, de nada adiantará Ilhéus reforçar as ações de prevenção. Neste momento é necessário unir forças para conter essa pandemia”, finalizou.    Secom

Colapso na saúde, desemprego e recessão são as três maiores preocupações no enfrentamento ao coronavírus

Estudo realizado pela Demanda Pesquisa monitora o impacto das medidas de combate à pandemia na rotina do brasileiro
Entre os dias 18 e 21 de março, a Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing entrevistou 1065 pessoas de todo o país. Os resultados identificaram os níveis de preocupação, de atitudes tomadas para prevenção e de informação acerca da pandemia da Covid-19 (coronavírus). O estudo tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3%.
“Uma das armas contra a pandemia do coronavírus é a informação, por isso dedicamos nossa expertise em análise de informação e mapeamento de tendências para entendermos o verdadeiro impacto do coronavírus na vida das pessoas. Dessa forma, a Demanda pretende dar sua parte de contribuição ao país em um momento que exige união de todos”, explica Gabriela Prado, diretora executiva da Demanda Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing.
Homens e mulheres têm diferentes preocupações

China cancela compra de respiradores pela Bahia, e carga fica retida nos EUA

Americanos têm atravessado compras de países como França e Canadá, pagando mais alto por produtos chineses

Do - Diário do Poder - Um fornecedor chinês cancelou o contrato de compra de 600 respiradores artificiais feito com o governo da Bahia para o tratamento de pessoas infectadas com a Covid-19. A carga ficou retida no aeroporto de Miami, nos EUA, de onde seriam enviados ao Brasil.
A compra custou R$ 42 milhões aos estados do Nordeste. Segundo a assessoria de imprensa da Casa Civil da Bahia, “a operação de compra dos respiradores foi cancelada unilateralmente pelo vendedor”, que não deu maiores explicações, apenas que a carga teria outro destino. O valor não chegou a ser desembolsado pelo governo baiano. “Neste momento, estamos buscando novos fornecedores”, afirmou a Casa Civil.

Itabuna registra o quinto caso da COVID-19 através de transmissão comunitária

Itabuna 
O município de Itabuna tem vivido dias tensos desde o registro do primeiro caso da COVID-19 na cidade, no dia 19 de Março (Dia de São José, padroeiro do Município). De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Uildson Nascimento, o quinto caso da Covid-19 foi confirmado na noite de ontem (02). Trata-se de uma mulher, de 52 anos, e cuja transmissão foi comunitária.

 “A população deve manter o isolamento social, sair de casa quando realmente necessário, evitando, de todo modo ambiente com aglomerações, e se proteger fazendo uso de máscaras”, frisou o Secretário. Vale ressaltar que o prefeito em exercício, Fernando Gomes Vita, decretou na quinta-feira (02), situação de Calamidade Pública no município, convertendo assim, o decreto de emergência em calamidade.

         Próximo de encerrar o prazo de 15 dias que foi dado, através de Decreto Municipal, a uma série de medidas de prevenção para o enfrentamento da COVID-19, entre elas, a suspensão do funcionamento do comércio, de shoppings, bares, restaurantes, igrejas e o transporte coletivo, a tensão permanece e a administração municipal decidirá em conjunto com representantes do comércio se irá prorrogar ou não a suspensão do funcionamento do comércio. Ascom





quinta-feira, 2 de abril de 2020

Governo publica lei que institui auxílio emergencial de R$ 600 a informais

Bolsonaro vetou alguns trechos - MP abre crédito de R$ 98,2 bi 

Presidente Bolsonaro se protege 
Do - poder360.com.br -  Foi publicado nesta 5ª feira (2.abr.2020) no Diário Oficial da União a lei que institui o pagamento de auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais de baixa renda. O benefício será pago pelo período de 3 meses e visa garantir renda a quem está impedido de trabalhar devido às medidas de isolamento social para prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Eis a íntegra do texto (116 KB).

À PF, Dilma diz que ‘nunca ouviu falar’ de conta no exterior aberta para ela por Joesley

Cheiro da corrupção

Joesley confessou abertura da conta para Dilma e reproduzi diálogos sobre o assunto com a ex-presidente


Do - Diário do Poder - A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) parece ter perdido a memória. Em depoimento à Polícia Federal, a petista afirmou que “nunca ouviu falar” da conta no exterior supostamente aberta para ela pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS. Dilma também negou as acusações de compra do apoio político de senadores do então PMDB pelo grupo J&F. As informações são do jornal O Globo.
O caso é investigado na Operação Alaska, da Polícia Federal, que foi deflagrada a partir da delação premiada de Joesley.

Mundo atinge marca de 1 milhão de casos confirmados de coronavírus

Com 235 mil infectados, os EUA concentram o maior número de casos, mais que o dobro da Itália

Do - Diário do Poder - O dia 2 de abril de 2020 ficará marcado para sempre na história como o dia em que o coronavírus atingiu a marca de um milhão de pessoas infectadas no mundo.
De acordo com o portal Worldometer, que faz o acompanhamento em tempo real da evolução da pandemia, o número foi atingido no início da tarde desta quinta-feira.
Os Estados Unidos, com 235 mil infectados, concentra o maior número de casos confirmados no planeta, mais que o dobro da Itália, que registra 115 mil, aproximadamente.
Com relação às mortes, o total chegou a 51.371 e os italianos ainda lideram as estatísticas com 13.915 óbitos, seguido pela Espanha, com 10.096. O Brasil, por sua vez, ultrapassou a marca de 7 mil casos e 250 mortes.
Lista dos 20 países com mais casos confirmados. Fonte: Worldometer

Ministério da Saúde aprova protocolo clínico de diretrizes terapêuticas da Retocolite Ulcerativa

Com o apoio do GEDIIB (Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil) e demais entidades ligadas ao tema, o Ministério da Saúde aprovou, no dia 26 de março, novo protocolo clínico de diretrizes terapêuticas para tratamento da Retocolite Ulcerativa. A medida leva em conta a necessidade de atualização de parâmetros nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento desses pacientes, além do esforço do consenso técnico-científico que são formulados dentro de rigoroso parâmetro de qualidade e precisão de indicação.

Sesab assume gestão do Hospital São Lucas em Itabuna

Sesab assume gestão do Hospital São Lucas como unidade de referência para casos de covid-19
Atendendo à requisição administrativa do Hospital São Lucas, em Itabuna, para que seja utilizado  como unidade de referencia regional no tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado do novo coronavírus (covid 19), foi assinado na manhã de hoje (2), o termo de transferência da posse provisória daquela unidade hospitalar para a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).


A Sesab foi representada pela enfermeira Damile Borges Costa, Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Pública e pelo Hospital São lucas assinaram o termo de requisição de bens, com base no decreto estadual 19.601/2020, o presidente do Conselho de Administração do HCL, Eduardo Fontes; o diretor médico Antônio Lisboa; além do advogado Tarik Vervloet Fontes e dos conselheiros  José Félix Neto, Luciano Dórea Peixoto, Amilton Gomes e Leopoldo dos Anjos.

Cientistas chineses anunciam descoberta contra coronavírus

China: pesquisa com anticorpos deu resultado satisfatório, e testes podem começar em breve (Stringer/Reuters)

O estudo mostrou que alguns anticorpos no sangue de quem conseguiu se recuperar da doença podem eventualmente impedir o vírus de entrar nas células

Da - exame.abril.com.br - Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que diz serem “extremamente eficientes” para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que pode ser útil tanto para tratar como para prevenir a Covid-19.
Atualmente, não existe tratamento comprovadamente eficaz para a doença, que surgiu na China e está se proliferando pelo mundo na forma de uma pandemia que já infectou mais de 850 mil pessoas e matou 42 mil.
Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, disse que um remédio feito com anticorpos como os que sua equipe descobriu poderia ser usado de forma mais eficaz do que as abordagens atuais, incluindo o que ele chamou de tratamentos “limítrofes”, como o plasma.
O plasma contém anticorpos, mas é limitado pelo tipo de sangue. 
Veja também

Parabéns Vita prefeito em exercício

O vice-prefeito de Itabuna, Fernando Vita, agora prefeito em exercício por 30 dias, substituindo ao Prefeito Fernando Gomes está completando nesta quinta-feira, 02 de abril, 79 anos de idade. 
Urbanista, graduado em arquitetura, Vita possui uma história de vida reconhecida pela população de Itabuna e região. Sua biografia, destacada por todos que acompanham a política local, é marcada pela dedicação ao desenvolvimento da cidade de Itabuna.
 Vita com uma vasta experiencia na vida pública,  já foi secretário municipal da administração e de desenvolvimento urbano, três vezes superintendente Regional da Ceplac, presidente do Consórcio Rodoviário da Bahia, Presidente do PMDB de Itabuna, subsecretário de planejamento de Salvador e disputou a eleição para prefeito de Itabuna em 1982.
Figura carismática e de competência comprovada, Vita é considerado por amigos como “uma pessoa de fibra e um ser de luz”. Neste aniversário, juntamente com todos os colegas, amigos  e familiares. Daqui os nossos parabéns.

Nova ponte de Ilhéus inaugurada em breve

Mais um cartão postal


A paisagem da região central de Ilhéus, no sul do Estado, está bem diferente. Acima da linha dos prédios e casas, a primeira ponte estaiada da Bahia pode ser avistada de longe e chama a atenção de pedestres e motoristas que trafegam pelo local. O prefeito Mário Alexandre afirma que o equipamento já se transformou no novo cartão postal da cidade e que o governador Rui Costa virá inaugurá-la ainda no primeiro semestre de Abril.
“A boa relação com o Governo do Estado resultou no alcance de obras estruturantes em Ilhéus e a ponte é uma delas. Estamos prestes de inaugurar a maior obra da história da cidade, pois depois de trinta anos, ilheenses já enxergam a importância que a ponte tem para o município e região. É bem difícil conviver e lidar com as obras de construção, mas é necessário, pois, os transtornos passam e os benefícios ficam”, pontuou Mário Alexandre.

Bahia tem 267 casos confirmados de Covid-19

A Bahia registra 267 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 1763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos de pessoas residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta quinta-feira (2). Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os dados detalhados por município serão divulgados, a partir das 17h no próximo boletim.

...

AL-BA aprova calamidade pública de 22 municípios baianos


A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em sessão remota realizada ontem, os pedidos de declarações de calamidade pública de várias cidades
Por: Henrique Brinco
A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, em sessão remota realizada ontem, os pedidos de declarações de calamidade pública das cidades de Feira de Santana, Camaçari e Lauro de Freitas. Também foram aprovados os pedidos de Canarana, Jequié, Prado, São Domingos, Uibaí, Casanova, Jitaúna, Abaíra, Curaçá, Ibititá, Amélia Rodrigues, Lapão, Macaúbas, Irecê, Filadélfia, Monte Santo, Quijingue, Itanhém e Conde.
Os gestores solicitaram providência legislativa para flexibilizar a execução orçamentária das prefeituras – inclusive quanto ao cumprimento de metas fiscais. A pauta de votação foi aberta, como previa a convocação já publicada no Caderno do Legislativo do Diário Oficial, o que permitiu a colocação de mensagens durante os trabalhos pelos deputados.

Prazos de filiação partidária e registro de estatuto de novas legendas encerram-se no dia 4 de abril

Antes disso, no dia 3, ocorre a data-limite da chamada janela partidária. Confira outros marcos do calendário eleitoral para este início de mês
O começo deste mês de abril marca o encerramento de alguns prazos do calendário eleitoral de 2020 previstos na Resolução TSE nº 23.606/2019, como os que tratam da janela para trocas partidárias, do registro de estatuto de partidos e da renúncia de políticos que pretendam disputar outros cargos nas eleições deste ano.
Em 3 de abril, termina a janela para trocas partidárias, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de partido sem perder o mandato eletivo. O intervalo, iniciado em 5 de março deste ano, foi regulamentado pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), que garantiu aos detentores de mandato eletivo a possibilidade de trocar de partido nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para filiação.

Juntas Comerciais poderão emitir Certidões Simplificadas digitais e online nos padrões da ICP-Brasil

Por Ana ClaudiaFruto de parceria entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI e o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração – DREI, as Juntas Comerciais poderão emitir Certidões Simplificadas em formato PDF assinadas digitalmente com certificado no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. As certidões também poderão ser emitidas em formato de Certificado de Atributo conforme regulamentado pela Infraestrutura. A inovação foi publicada na Instrução Normativa nº 78 do DREI, na edição do dia 2 de abril do Diário Oficial da União.
Em Itabuna, Rua Osvaldo Cruz, 56
9º andar.

Esta novidade proporcionará ao cidadão, empreendedor, empresário condições de obter seu certificado digital de pessoa jurídica de forma muito mais fácil, rápida, segura e com custos menores. Para a emissão do certificado, a certidão simplificada em formato PDF assinada com certificado digital ICP-Brasil poderá ser enviada eletronicamente a uma Autoridade de Registro credenciada à Infraestrutura e validada em processos por videoconferência. O mesmo vale para a renovação de um certificado digital de forma online, quando então será necessário ter um certificado digital ICP-Brasil ainda válido.

As certidões em formato de certificado de atributo regulamentado pela ICP-Brasil permitirão que estas sejam processadas automaticamente pelos sistemas das Autoridades de Registro/Autoridades Certificadoras, tornando o processo de emissão de certificados digitais ICP-Brasil ainda mais célere e seguro.

“Trata-se de um grande avanço de modernização, uma importante entrega que fazemos ao País, que vai ao encontro da desburocratização, da digitalização de serviços e processos, da redução de custos. Essa transformação digital das Juntas Comerciais, aliada ao uso de certificados digitais da ICP-Brasil, contribuirá para a aceleração da abertura de empresas no Brasil”, afirma o diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Bolsonaro sanciona coronavoucher e veta trecho que poderia suspender o pagamento

Congresso incluiu possibilidade de suspender o pagamento em caso de descumprimento de requisitos

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou nesta terça 01 o projeto de Lei 1.066/2020, que cria o coronavoucher de R$ 600 para a população mais afetada pelos efeitos do isolamento social em virtude da pandemia de coronavírus.
O presidente vetou trecho que suspendia o pagamento se fosse constatado o descumprimento de requisitos para o pagamento. Segundo o veto, essa suspensão contraria o interesse público já que o auxílio não tem caráter permanente e a elegibilidade do beneficiário deve ser feita uma única vez.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...