terça-feira, 19 de maio de 2020

Presidente Bolsonaro inaugura a Oeste/Leste em Dezembro de 2022

Exército vai ajudar a concluir obras da Ferrovia Oeste-leste.Depois de tanto desvio de recurso público por parte de outros governantas que antecederam o Governo Bolsonaro, implicando em várias interrupções de uma Ferrovia que já deveria estar pronta, a Oeste?Leste. O presidente Jair Messias Bolsonaro anunciou a participação do Exercito Brasileiro para terminar a obra, o que deverá ficar pronta e  inaugurada em Dezembro de 2022, chegando até Ilhéus.  Essa Ferrovia, que também será interligada a Norte/Sul do país, trará uma enorme economia à União e o desenvolvimento para toda a região sul  cortada por seus trilhos, pois ela será encarregada de absorver toda a super-safra de grãos, não só do Oeste baiano, mas também da região Oeste do pais, o estado de Tocantis, até o porto em Ilhéus.     
Exército agiliza obras no país e as empreiteiras se queixam ...
Primeiro segmento da Fiol já esta modelado para a concessão, diz ministro | Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil - Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
Tarcísio Gomes de Freitas
Do atarde.uol.com.br - O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que o Exército Brasileiro vai assumir as obras Lote 6 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), durante uma visita técnica na cidade de São Desidério, na Bahia. O trabalho, que está com 80% concluído, ocupa um trecho entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério. A previsão de conclusão das obras do trecho dois é 2022.
Em entrevista a imprensa o Ministro pontuou que a Fiol é dividida em dois segmentos. "O primeiro, que vai de Ilhéus até Caitité, já está modelado para a concessão. Nós enviamos os estudos para o Tribunal de Contas da União (TCU), que já vem analisando e nos demandando informações. E está muito perto de sair uma deliberação do TCU. Quando sair autorizando, nós vamos publicar um edital e devemos fazer um leilão ainda este ano", afirma.
Apesar da crise, o Ministro afirma que tem conversado com agentes de mercado, que têm interesse em comprar e operar a ferrovia. Ele explica que a empresa que entrar, vai terminar as obras do trecho 1 e construir o Porto Sul, localizado na cidade de Ilhéus.
O outro seguimento está em construção, vai de Caitité até Barreiras. "As obras estão andando bem nos trechos que nós visitamos. Apenas esse trecho de Bom Jesus da Lapa até Correntina que precisa de um impulso e, por isso, nós estamos demandando um exército. O exército tem uma longa tradição na engenharia. Recorremos ao exército na BR-163 Pará no ano passado, e nós tivemos um êxito, uma obra que estava inacabada há 47 anos, e foi concluída em 11 meses", disse o Ministro. 
De acordo com Tarciso Gomes, os investimentos de infraestrutura são fundamentais e podem gerar empregos, dando ênfase na Fiol que irá atender o setor mineral no primeiro momento. "Nós temos que aproveitar o bom momento do setor mineral, que não foi impactado pela crise. Alguns países, e notadamente a China, já começam a sair da crise e demandar com muita força o minério de ferro", explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...