segunda-feira, 2 de março de 2020

O REI DA SINUCA MORRE EM SÃO PAULO AOS 79 ANOS


O itabunense Rui Chapéu, Rei da Sinuca Brasileira, morre aos 79 anos,

Filho desta cidade, ele estava no apartamento da sua filha em São Paulo quando se sentiu mal e foi levado para o hospital
 Resultado de imagem para foto Rui Chapeu

O itabunense Rui Chapéu, lenda da sinuca brasileira e também considerado um Rei, morreu na madrugada deste sábado, 29, em São Paulo, aos 79 anos. Ele passou mal no apartamento de sua filha por volta de 1h – segundo o G1 - e foi levado para o hospital, onde foi constatada a presença de água no pulmão. Mais tarde, aproximadamente às 4h, teve um infarto fulminante e faleceu.

Rui Chapéu nasceu nesta cidade em 21 de março 1940 e se chamava José Rui de Mattos Amorim. Ele ficou conhecido por suas participações no "Show do Esporte", programa de Luciano do Valle na "Rede Bandeirantes" e grandes prêmios, por todo o Brasil e a nível internacional.


O sinuquista, célebre onde sua marca eram as boinas brancas, foi contratado pela Rede Bandeirante em 1984 e ajudou a desmistificar a imagem da sinuca como uma prática de malandros e desocupados. Suas participações em campeonatos eram transmitidos na TV aberta, e ele se tornou uma lenda. Um orgulho de Itabuna, sua terra natal e a Bahia.

Rui Chapéu começou a jogar sinuca ainda criança, onde um dos locais era o Grapiúna Tênis Clube e o “bar de Tote”, no Bairro Mangabinha. Em uma entrevista dada em 2014, disse que só começou a viver da prática em 1970, já em São Paulo. Antes disso, ele chegou a ser caminhoneiro e dono de mercearia.

Rui, vá com Deus, você ajudou muito a divulgar o nome de Itabuna, no bom sentido, lá fora. Nossos sentimentos aos seus familiares e amigos dessa terra.

Informações do G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...