sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Sutram lança projeto de verão com foco na segurança do trânsito




De 23 de dezembro de 2019 a 23 de março de 2020, a Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) de Ilhéus promove o projeto verão com o tema da campanha nacional “No Trânsito o Sentido é a Vida”. A proposta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os usuários das vias, sejam eles condutores, pedestres, ciclistas ou motociclistas.
Por meio do projeto, a Sutram pretende abordar aproximadamente 80 mil pessoas. A atividade conjunta reúne ações de educação no trânsito, fiscalização e monitoramento de veículos. O órgão visa um trânsito seguro e sem acidentes, a fim de que a atenção e o cuidado sejam redobrados na estação festiva e mais quente do ano.
Segundo Albervan Barreto, chefe de Educação e Estatística, no verão há um aumento significativo do fluxo de veículos na cidade, momento no qual o setor de fiscalização intensifica suas atividades e garante a segurança para todos que transitam nas vias. “O respeito às regras é sempre o melhor caminho para um trânsito mais humano, solidário e seguro”, destacou.
Na opinião do condutor e turista de Brasília, Haldrey Maciel, a abordagem foi positiva. “Foram passadas instruções sobre a lei seca, proteção aos pedestres e aos próprios motoristas”, destacou. Com um efetivo composto por 88 agentes, a Sutram cumpre a legislação e as normas de trânsito, com fundamentação na Lei Federal nº 9.503/97. Leia também: 
   Ilhéus terá mudanças no trânsito para o feriado de Réveillon  e Carro fumacê circula em Ilhéus
Ilhéus terá mudanças no trânsito para o feriado de Réveillon 
Resultado de imagem para trânsito modificado em Ilhéus
Um esquema de trânsito e transporte foi montado para os dias em que acontecem as festas de Réveillon em Ilhéus, entre os dias 28 (sábado) e 2 de janeiro de 2020. As intervenções serão coordenadas pela Superintendência Municipal de Trânsito e Mobilidade (Sutram), a fim de organizar o fluxo de veículos, principalmente nas vias de passagem para a ponte Lomanto Júnior, que liga o centro à zona sul.
Segundo o órgão, serão realizadas alterações em algumas rotas de acesso às praias, durante o feriadão, quando a cidade recebe milhares de visitantes de todas as partes do Brasil. A operação da Sutram começa na entrada da cidade (rodoviária), onde os veículos que chegam à Ilhéus serão direcionados sempre para a direita, evitando fila dupla e engarrafamento próximo ao acesso à Avenida Princesa Isabel.
A Sutram também redobrará a fiscalização no entorno da Praça Cairu e fechará o acesso para quem desce a ladeira do Plano Inclinado, na Conquista, em direção à ponte e Princesa Isabel. A descida da ladeira será interditada entre a manhã de sábado (28) e a quinta-feira (2). O diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, informa que 25 agentes estarão de prontidão em diversos pontos da cidade.
A Princesa Isabel será parcialmente fechada, entre os dias, no sentido sul, com intercalação de agentes. Os condutores que residem na localidade terão acesso à via após identificação. A Sutram salienta ainda que a Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Pontal, será completamente fechada e o acesso de veículos será pela Rua 13 de Maio. O perímetro recebe as obras do eixo sul de acesso à nova ponte.  
Modo intermitente – Os semáforos da Lomanto Júnior e da entrada da Princesa Isabel (Av. Itabuna) funcionarão em modo intermitente (piscando amarelo). Motoristas que trafegarem por estas vias devem obedecer à velocidade permitida. Nesta semana, a Sutram iniciou o Projeto Verão, com o objetivo de sensibilizar e promover a educação no trânsito para os usuários das vias, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores em geral.
Carro fumacê circula em Ilhéus



A Prefeitura de Ilhéus intensifica a partir desta sexta-feira (27), ação de combate ao Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. A pulverização inseticida, mais conhecida como fumacê, percorrerá todos os bairros da cidade de segunda a sexta-feira, das 17 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 5 às 8h.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) solicita que os moradores abram portas e janelas das residências durante a passagem do carro. A iniciativa vai priorizar as localidades com altos índices de proliferação, começando pelos bairros Malhado, Hernani Sá, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela e Salobrinho.
Recomendações  Roberto Reis, coordenador de Campo de Endemias, informa que durante a passagem do fumacê, os moradores devem tampar os recipientes que contêm água e alimentos, cobrir aquários e gaiolas e abrir janelas e portas. A ação só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. A passagem não diminui a necessidade da eliminação dos potenciais focos do mosquito.

A aplicação de inseticida é preconizada pelo Ministério da Saúde e visa controlar os surtos ou epidemias das arboviroses. O órgão recomenda o índice de infestação abaixo de 1%. Contudo, conforme o coordenador do setor, Ilhéus apresenta um índice de 7,8%, o que deixa o município em estado de alerta para o surto de dengue. Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...