segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Mangabinha e Parque Santa Clara disputam a final do Interbairros

  
Com 100% de aproveitamento na competição, a Mangabinha impôs a sua superioridade técnica ao golear por 5 x 0 à equipe do bairro São Pedro e deu um passo decisivo para às finais do Campeonato Interbairros, que termina no domingo (22), com a expectativa de um público recorde no Estádio Luiz Viana Filho. Quem também se classificou para a disputa decisiva do Interbairros foi a equipe do Parque Santa Clara, que empatou por 1 x 1 e acabou derrotando à Bananeira nos pênaltis pelo placar de 4 x 3.
 
Com a goleada sobre a seleção do São Pedro, a Mangabinha aparece  como candidata ao bi-campeonato, repetindo a conquista de 2017, com  um time muito ofensivo e que tem como uma das referências de ataque o artilheiro Totinga. Já o Parque Santa Clara chega às finais pela primeira vez e promete surpreender a Mangabinha, com uma marcação efetiva dos laterais e evitando as jogadas ofensivas dos seus atacantes.  O terceiro lugar ficará com a equipe que perdeu para o campeão na semifinal do Interbairros.

Parceria. Prefeitura faz levantamento dos produtores rurais de Itabuna


O Campeonato Interbairros é uma promoção da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC),  em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), com apoio das secretarias municipais de Administração e Segurança, Transporte e Trânsito, além do 15º Batalhão da Polícia Militar, que também prepara um esquema especial de segurança para o jogo decisivo da competição, considerada uma das maiores do interior baiano. O Interbairros reuniu na sua edição 2019 um total de 50 equipes e mais de 1,3 mil atletas, servindo como vitrine para revelação de novos valores para o futebol amador e com a proposta de integração das comunidades dos diversos bairros.

O presidente da FICC, Daniel Leão, tem uma avaliação positiva do campeonato que reuniu muitas equipes de alto nível técnico e é resultado de uma grande parceria entre o governo municipal e o do Estado da Bahia, com as lideranças comunitárias. Ressalta ainda, que além de estimular o esporte amador, revelando jogadores, o Interbairros também estimula a participação de torcidas, a integração de comunidades e promove também a geração de emprego e renda com estímulo para vendedores ambulantes e proprietários de bares, restaurantes e lanchonetes que fornecem alimentos e bebidas para os torcedores e atletas.

Interbairros Solidário

Um dos coordenadores da competição, Ewerton Bomfim, que integra a diretoria de Esportes da FICC, salienta que em paralelo ao jogo decisivo, com entrada franca para o público, está sendo realizada uma campanha, o Interbairros Solidário, para a arrecadação de um quilo de alimento não perecível a ser distribuído para entidades assistenciais do município com atendimento para pessoas e famílias carentes.  Veja também: 

  Prefeitura faz levantamento dos produtores rurais de Itabuna

  
A prefeitura de Itabuna quer conhecer de perto a situação real do trabalhador rural dos que integram ou não algum tipo de assentamento ou associação de pequenos produtores. Para isso o Departamento de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente iniciou, desde junho deste ano, o levantamento cadastral e socioeconômico em toda a área rural do município. 

O trabalho está sendo feito por uma equipe altamente preparada, formada por técnicos e auxiliares e liderada pelo coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Roberto Pacheco e já foi concluído na Agrovila Bela Vista Bela Flor, na Fazenda Niterói (conhecida como Agrafan) e na Roça do Povo. “Mas ainda temos um longo caminho a percorrer, porque não pretendemos deixar ninguém que trabalha no campo de fora desse levantamento”, garantiu Roberto.

Durante as visitas os pesquisadores procuram saber o número de produtores rurais, seus familiares, número de homens, mulheres, crianças e outros dependentes,  área de produção ativa e sem produção, faixa etária familiar, produção vegetal e animal, moradia, fonte de água e o cuidado com o solo  de cada lote. 

O objetivo do levantamento na zona rural, conforme explicou Roberto, é levar ao conhecimento do poder público, as informações coletadas, visando buscar soluções para os problemas encontrados e, principalmente, incentivar a produção agrícola familiar sustentável. “Desse modo, podemos motivar e despertar o ânimo dos produtores cuja produção se encontra estagnada, e com isso trazer o retorno financeiro, a geração de emprego e renda, promover o desenvolvimento rural, bem como a permanência das famílias e os jovens no campo”, reforçou.

Roberto Pacheco informou ainda que estão sendo criados relatórios individuais sobre a situação de cada assentamento. O documento inclui fotos, gráficos completos sobre faixa etária de cada integrante, produção detalhada, tipo de morada, fonte de água, dentre outros detalhes.    

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...