quarta-feira, 4 de setembro de 2019

TOUR DOS JUBs, DO GOVERNO DO ESTADO, CHEGA À ITABUNA*


*INCENTIVO AO ESPORTE: TOUR DOS JUBs,  ORGANIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO, CHEGA À ITABUNA*

A rigor da realização da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que deverá reunir, em Salvador, entre 20 e 27 de outubro de 2019, cerca de mais de três mil atletas e dirigentes universitários de todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em 14 modalidades esportivas e acadêmicas, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Trabalho, Renda e Esportes (SETRE), ensejou o projeto itinerante “Tour de Divulgação dos Jogos Universitários”, que está visitando várias cidades do interior e consiste na montagem de uma arena esportiva (basquete 3X3), além de espaços para games e música. Em Itabuna, o projeto inicia as suas atividades nesta quarta-feira (04) e seguirá até sexta-feira (06), na Praça Otávio Mangabeira, Centro.

Nos dias em que o tour do projeto estiver em Itabuna, cerca de 2.100 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itabuna terão contato com informações sobre os JUBs, ações de incentivo à prática de esportes visando a formação de atletas futuros, além dos momentos de lazer, brincadeiras, jogos, games, música e basquete.

*Programação do tour em Itabuna*


As sessões de visitas têm um tempo médio de duração de uma hora, sendo que de hora em hora, estudantes de uma determinada escola (ou um grupo de escolas) estarão no espaço da arena, participando do projeto. No primeiro dia, as ações serão iniciadas com o Educandário Isa Brito e Instituto Municipal Teosópolis (às 9h); e com o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), subdivididos em dois grupos de 120 alunos cada, às 10h e às 11h. No período da tarde, os trabalhos serão continuados às 13h30min, ainda com o IMEAM; às 14h30min, repetem-se também as visitas do Educandário Isa Brito e do Instituto Municipal Teosópolis, desta vez com os alunos do turno vespertinho; e às 15h30min, é a vez  dos alunos do IMEAM, fechando o primeiro dia de atividades.

Na quinta-feira (05), os trabalhos serão iniciados às 9h com a Escola Municipal Luis Viana Filho; às 10h, é a vez dos alunos da Escola Municipal João Mangabinha Filho e às 11h, o Grupo Escolar Municipal Everaldo Cardoso. À tarde, retorna a Escola João Mangabinha Filho, às 13h30min; as escolas Lions Clube Itabuna Centro e Sementeira, às 14h30min; e o Grupo Escolar Everaldo Cardoso, às 15h30min.

No terceiro e último dia, retornam mais um grupo de alunos do IMEAM, às 9h; mais um grupo das escolas Lions Clube Itabuna Centro e Sementeira, às 10h; e mais uma vez, o IMEAM, às 11h. No turno vespertino, as atividades serão retomadas também com o IMEAM, às 13h30min; após, com a Escola Luis Viana Filho, às 14h30min; e fechando com muito brilho também com IMEAM, a partir das 15h30min.

Com apoio da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), a professora Nilmecy Gonçalves estima que o projeto “chega com o mesmo vigor com que vem se ensejando na Rede Municipal de Ensino quando do incentivo à prática de esportes, seja nas aulas de Educação Física, seja nos projetos de competição organizados pelo Departamento de Educação Básica (DEB/SME) e a Assessoria de Esportes, Desportos e Lazer Escolar”, disse a secretária, que visitou nesta terça-feira (03) o local da arena, para acompanhar a montagem dos equipamentos e conversou com a equipe diretiva e professora do Educandário Isa Brito.

*Sobre o JUBs*

A primeira edição do Jogos Universitário Brasileiros (JUBs) aconteceu em 1935, em São Paulo. A partir de 1968 os jogos deixaram de ser bienais e passaram a ser anuais. No começo da década de 1990 houve problemas financeiros no repasse de dinheiro para a sua realização e os jogos deixaram de ser realizados por alguns anos. Em 1999 os JUBs deixaram de ser disputados por seleções universitárias estaduais, organizadas pelas federações, passando então a ser compostos pelas instituições de ensino superior. A primeira vez em que a Bahia sediou os jogos foi em 1949. Retorna novamente, em 2019, 50 anos depois, tendo novamente a capital do estado como sede.

Na etapa final que acontece em outubro, jogos de esforço físico e intelectual estarão no escopo das competições: Desafio Acadêmico, Basquete 3X3, Basquetebol, Cheerleading, Futebol Eletrônico, Futsal, Handebol, League Of Legends, Judô, Karatê, Natação, Vôlei de Praia e Voleibol.

Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e são o maior evento realizado pela confederação. Em 2019, chegou-se à 67ᵃ edição. Entre 2005 e 2012, o evento foi organizado pela CBDU e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o apoio do Ministério do Esporte e das Organizações Globo, e levou o nome de Olimpíadas Universitárias JUBs. A parceria foi fundamental para que a CBDU se reestruturasse e adquirisse capacidade e know how administrativo, ampliasse seu quadro de funcionários, capacitando-os e reestruturando toda a base dos 27 estados e do Distrito Federal. E, a partir de 2013, a CBDU voltou a organizar sozinha as Olimpíadas Universitárias JUBs, que voltaram a se chamar única e exclusivamente JUBs.
*Novo formato do JUBs*
A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganhou um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passaram a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contaram com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a competição, trazendo-a para o formato praticado neste ano de 2019.

Em Itabuna, o Tour de Divulgação dos jogos reunirá alunos com idades a partir de 9 anos. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...