quarta-feira, 19 de junho de 2019

Amurc e FecBahia firmam ações com a Sedur para a regularização de resíduos sólidos

  
Uma empresa de consultoria será contratada para a elaboração de um projeto que visa a regularização dos resíduos sólidos no Sul da Bahia. A ação foi firmada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia, Sérgio Luís Lacerda Brito, durante uma reunião nesta terça-feira, 18, em atendimento a uma solicitação da Amurc, em conjunto com a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia – FecBahia para a participação dos Consórcios Públicos (CDS-Litoral Sul, CIMA, Médio Sudoeste, CIMURC e o CIAPRA) no projeto de resíduos sólidos.
A reunião contou com a presença do secretário executivo da Amurc e do CDS-LS, Luciano Veiga, do presidente da FecBahia, Claudinei Xavier Novato – Dr. Nei e de representantes do Estado, que firmaram ações articuladas entre os Consórcios Públicos e as secretarias do Estado para a confecção do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos até dezembro deste ano, e a contratação de consultoria para estudo e definição das melhores práticas que resultem da eliminação dos lixões, através da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que deverá ser definido até 2020.

Ainda foi firmada a criação de um grupo de trabalho, com a participação de representantes das diversas secretarias do Estado para o desenvolvimento de ações multidisciplinares nas áreas de educação, meio ambiente, planejamento, entre outras. “Para que a gente possa alcançar os prazos estabelecidos vamos precisar do apoio do Governo do Estado, através da Sedur e as demais secretarias que precisam fazer parte desse trabalho articulado dentro de cada setor, como extremamente importante para alcançar o objetivo”, ressaltou o presidente da FecBahia.
A iniciativa fortalece a luta dos prefeitos pela regularização dos resíduos sólidos no Litoral Sul da Bahia, tendo em vista que diversas ações impetradas pelo Ministério Público estão levando gestores a responderem processo. De acordo com o prefeito de Itacaré e presidente do CDS Litoral Sul, Antônio de Anízio, trata-se de “um passo de grande relevância quanto ao quesito de Resíduos Sólidos. Conseguimos reunir o Estado, em conjunto com as secretarias e o Ministério Público para dar início ao Projeto Lixão Zero, além de buscar uma solução conjunta para o problema”.Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...