quarta-feira, 22 de maio de 2019

Workshop e roda de conversa marcaram o Dia Nacional da Doação de Leite no Novaes

 O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou na tarde de ontem (20), oWorkshop sobre Pasteurização de Leite Humano e uma roda de conversa com as mães da UTI Neonatal.
As mães doadoras se reuniram com as mães da UTI Neonatal na sala de convivência Otaciana Pinto, no Hospital Manoel Novaes, para um bate papo e troca de experiências acerca da amamentação e os benefícios do leite materno para a saúde do bebê e delas. Quem conduziu a roda de conversa foi a coordenadora do Banco de Leite, Bianca Latrilha, que enfatizou sobre a importância do leite materno e o ato da doação de leite para os bebês prematuros.
Os representantes do Corpo de Bombeiros marcaram presença no evento. Na oportunidade, o Tenente Coronel Roberto Ferreira e o Subtenente André Azevedo explicaram como é feito o trabalho da corporação em parceria com o hospital para a captação e coleta de leite nas casas das doadoras. É uma forma de garantir o estoque do banco de leite. Boa parte do leite coletado é através da rota do leite. Cerca de 40 a 50 bebês são beneficiados toda semana”, afirmou. A enfermeira Kátia fez uma demonstração do processo de pasteurização do leite materno.
Ariana Andrade estava no hospital amamentando a filha Hanna que está na UTI Neonatal, participou do workshop e gostou. “Depois que minha filha sair daqui quero conhecer o banco de leite e fazer o cadastro para doar”, disse.

Jaqueline Santos, teve o filho Pedro em Itabuna, mas mora em São Paulo. Ela, que já fez doação de leite materno, se sentiu feliz por ter sido retribuída com o gesto.”É um ato de amor muito importante. Hoje eu que precisei de uma doação e o meu filho pôde se alimentarQuero continuar a doar”, disse.
Rosana Bandeira já doa leite há um ano e sete meses. “É um ato de amor à vida. O leite materno é o alimento principal para a vida”, falou. Tatiane Santos está há três meses doando leite. ”Como meu filho não dá conta de tanto leite eu posso ajudar outras crianças que precisam”, contou.
O Dia Nacional da Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio, tem por intuito sensibilizar a sociedade acerca da importância da doação de leite humano, sendo esta, uma forma de promover o aleitamento materno. No Hospital Manoel Novaes, essa prática é incentivada diariamente através de diversas ações promovidas pelo Banco de Leite da instituição. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...