segunda-feira, 6 de maio de 2019

VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia acontece de 8 a 10 de maio




Considerado um dos mais importantes eventos de debate sobre o Direito Contemporâneo no Estado, a VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia, promovida pelo colegiado do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, acontece no período de 9 a 11 de maio, na sede da instituição de ensino superior. O tema central é
“Conjuntura Brasileira em Perspectiva e os Direitos Humanos”.

A solenidade de abertura da Jornada Jurídica, no dia 8, acontece no auditório Adélia Melo, às 19 horas, e logo após haverá palestra sobre “O dano moral na Justiça do Trabalho após a Reforma Trabalhista e os efeitos da tragédia de Brumadinho”, com o doutor Leone Pereira, autor de diversas obras jurídicas e professor do Damásio Educacional.

Em seguida, o professor e escritor Marco Antonio Araújo Júnior falará sobre “O Direito do Consumidor como garantia constitucional e os retrocessos do Judiciário e do Legislativo”. Logo após, haverá palestra com o professor Marcelo Ribeiro, que abordará o CPC (Código de Processo Civil), pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Ribeiro é membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.  O primeiro dia encerra com perguntas do público aos palestrantes.


Painel – Na manhã de quinta-feira, dia 9, a Jornada Jurídica promove um painel sobre o tema “As vinculações das carreiras jurídicas aos Direitos Humanos”, com a participação do juiz federal de Ilhéus, Lincoln Pinheiro Costa, do promotor de justiça Frank Monteiro Ferrari, que atua no Ministério Público em Ilhéus, e do Presidente da OAB-Subseção Ilhéus, Martone Costa Maciel.

O ciclo de palestras da VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia prossegue na noite de quinta-feira, dia 9, às 19h15min, com a abordagem do tema “Sistema de precedentes e (in)segurança jurídica: conseguiremos evoluir?”, pelo juiz de direito Maurício Ferreira Cunha, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em seguida, o professor Harisson Leite, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), fará palestra sobre “Direitos Humanos em momento de crise”.

Sexta-feira – No dia 10, a Jornada Jurídica contará com palestras nos turnos da manhã e da noite. Às 8h30min, o advogado e professor Edem Nápoli abordará o tema "70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição do Brasil: a dignidade humana de outrora, de agora e do porvir." Mestre em Direito Púbico, Nápoli é membro do Instituto de Direito Constitucional da Bahia. Em seguida, às 09h30min, o juiz de Direito do Tribunal de Justiça da Bahia e professor da Faculdade de Ilhéus, Hilton de Miranda Gonçalves, fará palestra sobre “Redução da Maioridade Penal: um novo paradigma ético.”.

O professor de Direito Penal e de Processo Penal, Yuri Carneiro Coelho, autor de vários livros, vai falar sobre “Inovações dos crimes contra a liberdade sexual”, às 10h30min.  À noite, às 19 horas, será feita a premiação do concurso de artigos científicos. Depois, o advogado e doutorando em Direito Civil, Luciano Lima Figueiredo, falará sobre o tema “Afinal, é namoro ou união estável?”.

A última palestra do evento, prevista para às 21h15min, será proferida pelo advogado criminalista e professor Gamil Foppel, sobre o tema “Crítica ao pacote anticrime”. Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal de Pernambuco, Foppel é membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para a revisão da Lei de Execuções Penais.

O curso de Direito da Faculdade de Ilhéus é coordenado pela professora Ana Cristina Adry de Argollo, que também coordenada a parte científica da VII Jornada Jurídica do Sul da Bahia, ao lado dos professores Cristine Fonseca Arães, Danilo Torres e Joilson Leopoldino Vasconcelos Júnior. O evento é destinado aos acadêmicos e profissionais do Direito da cidade de Ilhéus e região, e aos interessados pela discussão acerca das temáticas relacionadas à ciência jurídica contemporânea. As informações sobre inscrições podem ser obtidas no colegiado de Direito da instituição ou pelo telefone 2101-1722. Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...