sexta-feira, 3 de maio de 2019

Entrega dos certificados do CEFIR é realizado em Una - BA


O Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) é um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade. Na Bahia, o CEFIR corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo a Lei Federal n° 12.651/2012 (Código Florestal) que autoriza os Estados a implementarem em seus cadastros, e ao Decreto Estadual Florestal n° 15.180/2014.
Dessa maneira, a realização do CEFIR garante a regularização estadual e nacional das propriedades rurais, uma vez que a base de dados do CEFIR está alinhada com a base dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SICAR do governo federal.
A Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST), em parceria com o Governo do Estado, por meio de contrato com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presta o serviço de CEFIR para agricultores em 720 Unidades Produtivas Familiares do Litoral Sul da Bahia, cujos cadastros obedecem aos critérios do sistema que os tornam passíveis de justas e apropriadas vistorias e fiscalizações por parte dos órgãos, do Sistema Estadual do Meio Ambiente.

Assim seguindo o cronograma desta parceria, a COOPERAST, realizou na manhã do último domingo, 28, município de Una - BA, a entrega de 15 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis - CEFIR. Foi contemplada nesta etapa, agricultores da comunidade Lençóis Belgas.
“Todas as propriedades rurais, com ou sem matrícula, registros de imóveis ou transcrições; o intuito é a regularização ambiental, e não a regularização fundiária. O Cadastro Ambiental Rural - CAR facilitará a vida do proprietário rural que pretende obter licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR”, explicou o técnico da COOPERAST, Ivo Ney Silva no encerramento do evento. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...