sexta-feira, 5 de abril de 2019

Avó que jogou bebê pela janela tem prisão preventiva decretada pela Justiça

Criança, que está em estado grave, teve convulsão e deve precisar de cirurgia


Do – Correio da Bahia - A dona de casa Eli Machado de Souza, 53 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, após passar por audiência de custódia nesta quinta (4). Ela foi presa em flagrante nesta quarta-feira (3), após arremessar o neto de dois meses pela janela do primeiro andar do prédio onde mora. A criança caiu de uma altura de aproximadamente seis metros.
De acordo com o juiz Horácio Moraes Pinheiro, do Núcleo de Prisão em Flagrante, o pedido feito pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi acatado “diante da necessidade de garantia da ordem pública e a conveniência da instrução criminal”.    Ainda segundo o magistrado, após o inquérito policial apontar que a suspeita é portadora de transtornos mentais, “a matéria deverá ser aferida pelo juízo da causa, não sendo este momento oportuno para tal análise”.
Horácio também justificou a conversão da prisão em flagrante em preventiva, dizendo que as alternativas de privação de liberdade “são insuficientes e inadequadas para impedir novas lesões à ordem pública”. O juiz ainda afirmou que, neste caso, está demonstrada a prática do crime e o indício de autoria.
O crime que pode levar à pena de 20 a 30 anos de prisão.
Bebê está em estado grave

A tia da criança, Isabela de Souza Tojal, conversou com o CORREIO nesta quinta. De acordo com ela, o estado de saúde do menino, que ainda nem possui certidão de nascimento, é grave.

Ela disse ainda que o sobrinho sofreu uma convulsão na tarde desta quarta (3), durante a realização de um procedimento médico, e negou que a criança tenha passado por cirurgia. “Não foi uma cirurgia. Eles estavam tentando localizar alguma veia, quando meu sobrinho convulsionou”, afirmou.
Apesar disso, é provável que a criança precise passar por intervenção cirúrgica.
Ainda segundo ela, a mãe da criança, Jéssica de Souza Torjal, está bastante abalada. “Minha irmã não sai do lado dele, mas com fé em Deus, as coisas vão melhorar”, disse.
O bebê permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE).
Relembre o caso
Por volta das 11h desta quarta (3), Eli arremessou o neto pela janela do apartamento onde mora com a filha, mãe da criança, Jéssica. Após a prisão em flagrante e já na delegacia, a empregada doméstica afirmou que se arrependeu do ato.
A suspeita contou à polícia que a filha e o pai do bebê estavam juntos na sala do apartamento, o que ela considerou uma “pouca vergonha”. Segundo ela, após reclamar, uma discussão teve início e o casal tentou agredir a acusada. “Eles vieram me bater, eu peguei a criança e fiz isso”, contou.
No entanto, a versão é diferente da que a mãe do bebê contou para os vizinhos. Segundo uma das moradoras que ajudaram a socorrer a criança, Jéssica disse que Eli reclamou quando viu o namorado dela em casa, mas que não houve agressão. A avó pegou o bebê, que estava deitado no sofá, sem que a mãe da criança visse, e o lançou pela janela da cozinha. O menino caiu de uma altura aproximada de 6 metros.
A criança foi levada por populares ao HGE. “Eles queriam esperar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas o bebê já estava roxo, estava morrendo. Peguei a criança e entreguei para uma vizinha que tinha conseguido um carro para dar socorro”, disse a amiga da família. Em seguida, a polícia foi acionada e Eli foi presa em flagrante. A suspeita foi encaminhada Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança e Adolescente (Dercca). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...