quarta-feira, 6 de março de 2019

A fé anencéfala dos evangélicos e protestantes


Resultado de imagem para fanatismo religioso doençaArtigo: 

O estudo da anencefalia pode abranger vários setores culturais da sociedade contemporânea. Assim, a anencefalia não interessa apenas, de fato, à área médico-biológico-científica, o que revela seus aspectos de multidisciplinariedade e de transdisciplinariedade. Podemos, modernamente, definir a anencefalia como uma patologia, a qual atinge o tubo neural do feto ainda na fase embrionária da gestação, de tal sorte resultar na incapacidade racional bem como no óbito do recém-nascido.

Como dito, o estudo da anencefalia e, consequentemente, da irracionalidade humanas pode interessar a vários setores culturais da sociedade pós-moderna como, por exemplo, os da religiosidade e os da fé. Por conseguinte, a fé totalmente irracional tem conduzido, com todo respeito, inúmeros segmentos do cristianismo contemporâneo. De fato, a histeria e o descontrole psicológico, mental e religioso das massas fazem-se, realmente, presentes nos meios evangélicos e protestantes os mais diversos possíveis.

O comportamento irracional revela-se presente, por exemplo, no desconhecimento hermenêutico, técnico e exegético das próprias Escrituras Sagradas, bem como nas contradições bíblicas ensinadas pelos próprios pregadores. A descrença na própria ressurreição espiritual do Cristo, ensinada pelo apóstolo Mateus, é uma das claras manifestações de incongruência e da anencefalia religiosas praticadas nos meios evangélicos cristãos (Mt 28:6-7). Além disso, a crença ilusória, fantasiosa e dogmática vem conduzindo, também, a fé irracional e amental nos dias atuais. Nesse sentido, podemos citar a crença na figura imaginária e dogmática do Divino Espírito Santo, o qual foi oficializado pelo Concílio Ecumênico de Constantinopla em 381 depois de Cristo. Observem-se, nesse contexto, que a maioria dos evangélicos e protestantes não acredita na existência do espírito e, muito menos, na existência do mundo espiritual. Porém, alguns juram, nos meios religiosos, que veem o Espírito Santo bem como o próprio demônio, os quais são, antes de tudo, espíritos ou corpos celestiais. Nessa ótica, Paulo ensina-nos: Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1Co 15:44).

Parece-nos, com todo respeito, que nossos irmãos evangélicos e protestantes sofrem de histeria coletiva ou histeria em massas. Para o renomado psicólogo austríaco Sigismund Freud, a histeria coletiva é um fenômeno social patológico no qual um determinado grupo de pessoas passa a acreditar que sofre de doenças semelhantes. Assim, a fé coletiva irracional e anencéfala pode muito bem ilustrar, de certa maneira, o comportamento sociorreligioso doentio praticado nos dias atuais.

Percebam, por fim, que o renomado sociólogo Karl Marx afirmou, no século XIX, que “a religião é o ópio do povo”. Eu acrescentaria a isso dizendo que, no Brasil, a fé e a religiosidade são o crack, a cocaína e a maconha das massas anencéfalas, evangélicas e protestantes.

Ricardo Lebourg Chaves
Advogado, professor de direito e cristão gnóstico
ricardolebourg@yahoo.com.br   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...