quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Prefeitura e iniciativa privada para implantar “Praça do Mel” em Itabuna


 O projeto de reforma da praça Olinto Leoni, onde será implantada a “Praça do Mel” só está dependendo de recursos para que saia do papel e se transforme numa referência  em Itabuna.  A ideia de uma praça temática partiu do extensionista Edney Magalhaes, criador de abelhas sem ferrão, da Ceplac e foi elaborado pelas arquitetas Keila Silva, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e Stella Neyla, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o incentivo da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente.

O projeto foi abraçado por instituições públicas e privadas a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Farmácia Indiana. Quando estiver pronto, o local se transformará num “jardim do mel”, nos moldes de outros semelhantes aos existentes em Curitiba e na Europa, além de ser um ponto turístico, conforme adiantou o diretor do Departamento de Agricultura do município, Erlon Botelho.   

Segundo o diretor, a Praça do mel também permitirá a ampliação da área verde, inserindo uma maior diversidade de plantas, além das próprias abelhas produtoras de mel que não oferecem risco às pessoas. “Como elas não possuem ferrão e são espécies próprias para serem inseridas neste conceito temático e com isso poderão conviver muito bem com a população”, disse.


Ele explicou que a ideia da Praça do Mel é conscientizar a comunidade sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta e também para a sua preservação. Erlon lembra que a abelha, responsável pela maior produção do mel é também um dos insetos mais ameaçados de extinção. “A humanidade não conseguiria sobreviver sem insetos polinizadores e a abelha é um dos mais importantes nessa tarefa”, reforçou o diretor.

O diretor diz, ainda, que os insetos polinizadores, em especial, as abelhas são de sumo importância para a agricultura e os ecossistemas e sem elas, não se poderia manter a vida vegetal na terra. “Para a reprodução das plantas é preciso a propagação do pólen”,

Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...