segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Samu 192 recebeu mais de 83 mil ligações no ano passado em Itabuna

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu 83.724 mil ligações de janeiro a dezembro de 2018 sendo que 17.125 mil delas foram trote e 18.283 pessoas ligaram por engano, segundo balanço divulgado esta semana pela coordenação da unidade em Itabuna. O relatório indica também que outras 8.716 acessaram o número 192 para pedir informação, enquanto que o número de atendimentos na regulação chegou a 13.99 mil ligações.

O coordenador do Samu 192, Fábio Santana, informou que a unidade em Itabuna não realiza apenas atendimento de urgência por meio de ligações por parte da comunidade. Uma equipe altamente preparada integra o Núcleo de Educação em Urgência (NEU Samu 192) responsável por treinamento mensal para os integrantes da unidade.  “O primeiro mês do ano, temos uma reunião de planejamento para execução das atividades que nortearão o NEU no decorrer do ano. E a partir daí, temos, mês a mês, diversos tipos de treinamentos”, disse.

    Entre os temas abordados estão “treinamento em suporte básico de vida”, “infarto agudo do miocárdio”, “segurança do paciente”, “treinamentos em mobilização e em salvamento aquático”, “suporte avançado de vida”, “primeiros socorros, “mobilização e resgate”, simulação com múltiplas vítimas, “trauma ocular” “emergência pediátrica” e ainda aula de acidentes vasculares cerebral e encefálico.


Um dos mais importantes projetos executados pelas equipes de profissionais é o “Samu na comunidade”, com uma serie de ações executadas ao logo do ano, que vão desde visita técnica às faculdades instaladas em Itabuna e Ilhéus, a abertura de estágio para alunos da Unime e também para os estudantes que integram a Liga do Trauma da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). No ano passado também foram realizados treinamento para os desbravadores e para os atiradores do Tiro de Guerra. Na semana do trânsito, a equipe promoveu uma simulação sobre atendimento de múltiplas vítimas durante as comemorações anualmente no mês de setembro.

O Samu também desenvolve importante projeto nas escolas, levando para os estudantes palestras sobre primeiros socorros, com o objetivo de levar informação a leigos de como se comportar  em situações de urgência e emergência. Infratores de crimes no trânsito recebem orientação dos profissionais de urgência do Samu e são convidados a participarem de eventos, a exemplo do II encontro restaurativo de reflexo e conscientização para condutores que foram apreendidos alcoolizados no trânsito e demais vitimas.

“O Samu 192 funciona 24 horas por dia e sete dias por semana, garantindo a assistência imediata à população, com uma equipe técnica profissional altamente qualificada e treinada para o atendimento nas situações de urgência e emergência, além de equipamentos indispensáveis para, se necessário, a reanimação de possíveis vitimas de acidades seja na rua ou em residência”, concluiu o Fabio Santana.

Texto: Rosi Barreto
Foto - divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...