quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Profissionais de saúde recebem treinamento para atualização de vacinas na rede pública

  
Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  participaram, na manhã da última quarta-feira (16), de uma capacitação para atualização de vacinas na rede pública de saúde de Itabuna. No evento que aconteceu no auditório da própria secretaria, a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito explicou, desde manuseio, vacinas sob suspeita, vacinação de rotina, até a importância das campanhas nacionais de vacinação. O encontro serviu também para o planejamento das ações que nortearão o ano de 2019 no que se refere à imunização. 

Por meio de vídeo, a coordenadora destacou a participação das escolas no processo de vacinação para crianças e adolescentes. Explicou que no ato das matriculas na rede municipal ou na estadual a apresentação da carteira de vacinação atualizada é um documento obrigatório para a efetivação da matrícula de crianças e adolescentes.

Em razão disso, a coordenadora orienta a mãe ou responsável que antes de ir a escola fazer a matrícula, passe antes numa unidade de saúde para verificar se o cartão de vacina está em dia. O profissional de saúde está preparado para atender e para fazer atualização, com a aplicação das vacinas caso haja necessidade.


Para Camila, o cartão de vacinação atualizado é um documento indispensável para o acompanhamento do desenvolvimento de uma criança. “Mas é bom lembrar que após os 15 anos, quando termina o calendário oficial de vacinação, é preciso continuar a imunização seja na adolescência, na fase adulta e no idoso, pois a vacina é a principal ferramenta contra uma série de doenças”.

Camila disse que a parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde da rede pública é fundamental para o controle sobre as vacinas que já foram aplicadas e as que necessitam ser administradas. Lembrou que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) desenvolve ações sociopedagógicas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e situações de agravo, em especial, às imunopreveníveis na rede pública do estado e município.


Texto: Rosi Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...