quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Secretária Sandra Neilma avalia 2018 e projeta SAS ainda mais forte em 2019

   Com um trabalho sério e pautado na garantia de diretos da população, a Secretaria de Assistência Social de Itabuna (SAS) superou as dificuldades e terminou 2018 colhendo resultados positivos do trabalho realizado. Na última semana do ano, a secretária Sandra Neilma avaliou como extremamente positivas as ações realizadas pela pasta em 2018, e prometeu repetir em 2019 todos os projetos bem sucedidos deste ano, reforçando que o compromisso do prefeito Fernando Gomes é com a melhoria da qualidade de vida dos itabunenses.

Apesar de considerar 2018 um ano de enormes dificuldades, principalmente em virtude da forte crise financeiro-econômica que afetou o município, a secretária avalia positivamente os resultados do trabalho executado pela SAS. Como exemplo, Sandra Neilma lista uma série de projetos realizados e ressalta a atuação dos CRAS que, segundo ela, “é a porta de entrada da Assistência junto às comunidades”.

Ao enumerar os projetos bem sucedidos de 2018, Sandra Neilma destaca a entrega do Espaço Aconchego – casa de acolhimento às crianças em situação de risco, projeto mantido em parceria com a iniciativa privada e que garante os direitos de menores entre 0 e 12 anos, bem como de adolescentes. Outras ações de sucesso citadas pela secretária foram as semanas de combate à violência infantil, à violência contra a mulher e a semana da juventude. Segundo Sandra, todos esses eventos, juntamente com as campanhas em defesa dos idosos, tiveram o propósito de chamar atenção da população para essas demandas. “Fortalecemos uma enorme rede de proteção àquelas pessoas que sofreram violação de direitos e que mais precisam de nossa atenção”, enfatiza.


Ressaltando o comprometimento de todos que trabalham na SAS, a secretária lembra do empenho dos técnicos  durante as enchentes, citando que parte da equipe da SAS foi deslocada para o acolhimento às famílias em situação de risco. “Nos meses de junho e no início de dezembro fortes chuvas atingiram Itabuna, provocando alagamentos e deslizamentos de terras em diversos bairros da cidade. Durante a cheia do Rio Cachoeira, a SAS esteve prestando assistência à população ribeirinha e, em parceria com a Defesa Civil do Município, visitou áreas vulneráveis a deslizamentos”.

         E completa: “Temos um grupo de trabalho unido, comprometido com a assistência social que procura sempre atender as demandas que aparecem”, comenta a secretária, falando ainda sobre o trabalho do Núcleo de Formação Continuada da secretaria, que promoveu uma série de capacitações para os funcionários e componentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “A nossa pauta diária é a realização de política pública e por isso é importante que estejamos sempre desenvolvendo atividades ampliem ainda mais a nossa capacidade de trabalho”.

Cursos Profissionalizantes
         Um capítulo a parte na trajetória da SAS em 2018 foram os cursos profissionalizantes destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família. Seguindo um dos compromissos do prefeito Fernando Gomes, a SAS promoveu qualificações profissionais visando o emponderamento das famílias que recebem o benefício. Durante 2018 essas pessoas foram certificadas pelo Senai, empresa que ministrou os cursos de Eletricista Instalador Residencial de Baixa tensão, Confecção de Lingerie e Moda Praia, Aplicador de Cerâmica, Confecção de Bolsas em Couro e Material Sintético, dentre outros. “Além desses cursos direcionados ao Bolsa Família, nós tivemos ainda mais de 1000 profissionais formados pela Escola Profissionalizante. Isso reforça o nosso compromisso e nos motiva a fazer muito mais em 2019”, finaliza.



Texto: Wilson Junior
Fotos: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...