sábado, 3 de novembro de 2018

Gestão urbana de Itabuna é criticada em estudo universitário

Imóveis públicos e privados abandonados e obras governamentais sem planejamento estão desfigurando a paisagem urbana de Itabuna. A crítica à gestão urbana está na pesquisa de alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC em parceria com o Legislativo itabunense. O trabalho em torno do Estatuto da cidade e a função social da propriedade foi apresentado na terça, 30, em sessão presidida por Júnior Brandão (PT).

Caso mais emblemático do estudo, o Shopping Popular, no Centro, em via de demolição, desconsiderou o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), na visão de especialistas; prédios particulares, como o do Hospital São Judas (unidade desativada) estão sem nenhuma função social; e a ausência de infraestrutura, apontou o levantamento, também tem comprometido a finalidade social dos condomínios residenciais do Minha Casa Minha Vida.

Pela Prefeitura, a arquiteta Stela Requião informou que o Governo "já detectou a necessidade de revisão do Plano Diretor de Itabuna", montado há 10 anos. Sobre a construção de equipamentos comunitários no Minha Casa, o superintendente da Caixa, Marcos Vinícius Nascimento, esclareceu que a opção por eles é dos municípios e que são destinados recursos para isso.

A sessão teve a participação de graduandos da FTC, representados por Jorquelia Botelho, e de profissionais que atuam na área de políticas urbanas como a arquiteta do IFBA Débora Santa Fé, o conselheiro municipal Flávio Leopoldino (Meio Ambiente) e a professora de Direito, Lisdeili Nobre.

Ascom -  Fotos: Pedro Augusto Benevides

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...