domingo, 7 de outubro de 2018

ENXURRADA DE DENÚNCIAS: TSE manda PF apurar vídeo de suposta urna fraudada em favor de Haddad

Rosa Weber diz não saber sequer se existe a urna que completa voto petista

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber. Foto: Antônio Cruz/ABr
Do - Diário do Poder - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, afirmou neste domingo (7) que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal foram acionados para verificar um vídeo compartilhado pelo filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e candidato ao Senado, Flavio Bolsonaro (PSL-RJ) em rede social, que mostra suposta fraude em urna eletrônica. Uma enxurrada de denúncias contra as urnas tomaram conta das redes.
Rosa Weber foi enfática ao dizer que sequer sabe se a urna que aparece no vídeo é verdadeira. “Eu sequer sei se é verdade”, disse, em referência ao conteúdo do vídeo.
Flavio Bolsonaro publicou em seu Twitter neste domingo (7) que uma urna eletrônica estaria impondo voto a Fernando Haddad (PT).
“Está acontecendo diante de nossos olhos. Aperta a tecla “1” para presidente e aprece o indicado do presidiário! Quem souber onde aconteceu isso, favor me enviar zona e seção. @TSEjusbr”, escreveu Bolsonaro.

Na tarde deste domingo, um perito do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) publicou vídeo em que atesta ser falso o referido vídeo.
De acordo com um integrante do Ministério Público, devido ao ângulo em que foi gravado o vídeo, é possível que a imagem seja de um teste prévio sobre segurança nas urnas, e não da eleição deste domingo.
“Acabou de chegar ao conhecimento do TSE ocorrência desse vídeo. PF e MPF estão sendo acionados para que esta urna, sendo constatada sua existência, essa urna seja retirada, auditada se de fato tiver irregularidade”, disse Rosa Weber.
Assista:
Tocador de vídeo
00:00
00:21
Veja outros casos que circulam nas redes sociais:
Tocador de vídeo
00:00
00:38
Neste, o eleitor estranha a insegurança e o horário da entrega das urnas, no Rio:
Tocador de vídeo
00:00
02:48
A Justiça Eleitoral ainda esclareceu que o vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. “Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo”, escreveu, ao encaminhar os seguintes links:
Votação na urna eletrônica modelo 2008: https://www.youtube.com/watch?v=JVh2AlJ7WfE&feature=youtu.be
Votação na urna eletrônica modelo 2015: https://www.youtube.com/watch?v=Fbfz3L8grKE&feature=youtu.be
A presidente do TSE foi questionada sobre a acusação durante entrevista a jornalistas no TSE. Também participaram a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a advogada-geral da União, Grace Mendonça e os ministros do TSE Admar Gonzaga, Og Fernandes e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...