terça-feira, 25 de setembro de 2018

Hospital do Cacau realiza feira de saúde em prol da doação de órgãos

Até o final do mês de setembro, o Hospital Regional Costa do Cacau irá executar ações relacionadas à Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, “Setembro Verde”, com a finalidade de reduzir o número de pacientes que aguardam na fila de espera, através da orientação e conscientização da comunidade e dos profissionais de saúde sobre o assunto.

Como parte da programação alusiva à Campanha, a unidade promoverá uma feira de saúde, ofertando serviços básicos à população. A atividade está marcada para a próxima quarta-feira (26), das 8h às 12h, no ambulatório do HRCC. A programação inclui oficina da gestante, ação que se estende também às mulheres que desejam engravidar; orientação nutricional; identificação de grupo sanguíneo; medição de glicemia capilar; aferição de pressão arterial e vacinação para adultos e crianças. Para ter acesso aos serviços é necessário levar originais do documento de identificação com foto e do cartão do SUS. Também é importante que sejam apresentados o cartão de vacina do adulto e a caderneta de vacinação da criança.


Durante o evento serão realizadas pequenas palestras instrutivas a respeito da campanha para doação de órgãos. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), do HRCC, Silvana Batista, explica que, embora a fila de espera tenha diminuído discretamente, a recusa familiar ainda é um aspecto preocupante e um dos fatores que mais influenciam no momento da decisão é a falta de informação a respeito da doação.

“Essa campanha é de extrema importância, pois amplia e aprofunda o conhecimento acerca da doação de órgãos. A ação acontece uma vez por ano, todavia a informação deve ser permanente. O conhecimento é essencial para que mais famílias compreendam o processo de doação”, explica Silvana Batista.

A iniciativa conta com o apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Sul; da Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretária da Saúde; e das instituições de ensino Universidade Estadual de Santa Cruz; Faculdade Madre Thaís e Faculdade de Ilhéus. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro.
Mais informações: (73) 3235-5394.
Por Daniel Thame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...