quarta-feira, 1 de agosto de 2018

EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL FIRMAM PARCERIA EM TORNO DO PROGRAMA ESTRELA DA PAZ

 Com o objetivo de fortalecer as ações com vistas a superar a violência em Itabuna, o Programa Estrela da Paz (PROPAZ), da Secretaria da Educação, realizou no último dia 24 de julho de 2018, um Encontro de Apresentação e Implantação, que contou com a presença de diretores, psicólogos, cuidadores e monitores  da Secretaria da Assistência Social.
 
A equipe PROPAZ, composta por 8 profissionais da Educação vem há 16 anos, através de Encontros de Orientação para Vida (EPV) desenvolvendo uma educação integrada baseada nos valores humanos (éticos e espirituais), alicerçados na visão do homem integral, contemplando um olhar sobre o todo e a interdependência das partes. A coordenadora, Erenita Cristina Araújo, entende-se que “dois tipos de educação, material e espiritual, são necessárias para que o homem atinja seu objetivo na vida. A espiritual destina-se à vida, enquanto a material a um meio de vida”, ponderou a professora.

O diretor e também um dos pioneiros do programa, Valeriano Amaral, acredita que a educação integrada associada à vivência dos Valores Humanos é capaz de promover uma interação entre as instituições, poder público e sociedade. Uma ação positiva capaz de ajudar a despertar o que há de melhor no ser humano.

Erenita Araújo aponta ainda que a educação integrada proposta pelo programa não se trata de aula de religião: “É uma metodologia sistematizada para o desenvolvimento dos valores humanos, os quais têm origem religiosa, pois, nos foram primeiramente conferidos pelo Criador”, categorizou.


Objetivos

O PROPAZ tem o propósito de contribuir com a execução e o sucesso das ações propostas pela Secretaria de Assistência Social, desenvolvendo EPV’s pautados no resgate e na prática dos valores universais que vêm sendo perdidos ao longo do tempo, mas, que são intrínsecos aos seres humanos: paz, amor, verdade, não-violência, perdão, solidariedade.

A secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, firmou a parceria indicando que, a educação integrada sustentada na prática dos valores humanos, desempenhará um papel de suma importância nos departamentos.

Uma das grandes admiradoras da proposta, a secretária da Educação, Nilmecy Santos Gonçalves, defende que esse modelo de proposta e de parceria é basicamente a fonte formadora de caráter e gerador de uma cultura de PAZ. “Vivendo valores humanos, assumimos um compromisso com o autoconhecimento e autotransformação para poder contribuir com a transformação da educação, da sociedade e do mundo”, disse a secretária.

No encontro realizado no dia 24 de julho todos os presentes foram elevados a condição de multiplicadores. A partir da próxima semana, a equipe PROPAZ estará realizando encontros com crianças e adolescentes acolhidos por programas e projetos da Secretaria de Assistência Social. Informações completas podem ser obtidas através do telefone (73) 98816-6029.

Assessoria de Comunicação – Secretaria da Educação
Texto: Erenita Cristina Araújo e Eric Thadeu Nascimento Souza.
Fotos: Arquivo PROPAZ.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...