domingo, 8 de julho de 2018

POSSÍVEL FAVORECIMENTO: Promotoria vai apurar se Crivella cometeu crime eleitoral

Prefeito do Rio é acusado de favorecer evangélicos de sua "Igreja"
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Foto: EBC


Do - Diário do Poder - O Ministério Público do Rio de Janeiro vai abrir investigações sobre reunião em que o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB) apresenta candidato do partido ao cargo de deputado federal e oferece privilégios a líderes de igrejas evangélicas.
A reunião aconteceu na quarta (4) no Palácio da Cidade, sede do gabinete do prefeito, e teve a participação de cerca de 250 pessoas. O MP vai apurar se houve crime eleitoral e tratamento privilegiado aos fiéis de determinado segmento religioso.

Segundo áudios divulgados pelo jornal O Globo, Crivella apresentou aos presentes o pastor Rubens Teixeira, que vai disputar vaga de deputado federal no Rio pelo seu partido.
Defendeu o voto em evangélicos para “dar jeito nessa pátria” e depois ofereceu aos pastores ajuda para encaminhar fiéis a cirurgias e para agilizar processos de isenção da cobrança de IPTU das igrejas.
“Estamos fazendo o mutirão da catarata. Contratei 15 mil cirurgias até o final do ano. Então, se os irmãos tiverem alguém na igreja com problema de catarata, por favor falem com a Márcia”, disse o prefeito.
“É só conversar com a Márcia que ela vai anotar, vai encaminhar e daqui a uma semana ou duas eles estão operando”, completou, para logo depois oferecer a facilidade também para cirurgias de varizes e vasectomia.
Ele se referia a Márcia da Rosa Pereira Nunes, funcionária do gabinete do prefeito. Segundo Crivella, ela é sua assessora há 15 anos e “conhece todos os diretores” das redes municipal e federal de saúde. “De tal maneira que ela me representa em todos esses setores”, explicou.
Para resolver questões ligadas ao IPTU, ele solicitou que os presentes procurassem o “dr Milton”, que, segundo O Globo, é um advogado que presta serviços jurídicos a entidades religiosas na prefeitura.
“Tem pastores que estão com problemas de IPTU. Igreja não pode pagar IPTU. Mesmo em caso de salão alugado. Mas se você não falar com o Dr Milton, seu processo vai demorar, demorar…”, sugeriu.
“Nós temos que aproveitar que Deus nos deu a oportunidade de estar na prefeitura para esses processos andarem”, completou o prefeito, que disse que os evangélicos não podem fugir ao “sacrifício” que é estar na política.
“Só o povo evangélico pode mudar esse país. Entre nós não há corrupção”, defendeu. “É esse Brasil evangélico que vai dar jeito nessa pátria.”
O Ministério Público informou que o Centro de Apoio às Promotorias Eleitorais solicitou à Promotoria Eleitoral apuração dos fatos. O tema também será investigado pela Coordenação de Saúde do MP, para verificar se há irregularidades nas filas de cirurgias.
A coordenação das Promotorias de Justiça e Cidadania analisa inquérito civil para analisar suspeita de tratamento diferenciado para segmento religioso, que é vedado pela Constituição e pode configurar improbidade administrativa.
“Ao pensar a administração pública desse jeito, o prefeito fere um dos princípios mais básicos da nossa República: a igualdade de direitos”, acusou o vereador Tarcísio Motta (PSOL), pré-candidato ao governo do estado. O partido vai pedir o impeachment do prefeito.
A prefeitura disse que vai colaborar com as investigações para provar que não há favorecimento a grupos religiosos. Em uma rede social, Crivella disse que está sendo alvo de “preconceito religioso”. “É comum que um gestor municipal receba líderes de diversas áreas da sociedade para ouvi-los de perto e apresentar soluções para as demandas daquele grupo”, escreveu.

No texto, ele diz que já fez mais de mil reuniões com representantes da sociedade. “É inadmissível que uma cidade como o Rio e Janeiro, em pleno desenvolvimento, sofra consequências de atitudes preconceituosas e de intolerância religiosa”. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...