quarta-feira, 9 de maio de 2018

Panorama financeiro da Educação é apresentado aos professores municipais de Itabuna

         Democratizar discussões, socializar e permitir o amplo acesso às informações relativas aos investimentos dos recursos destinados à Educação de Itabuna. Foi com este principal objetivo que a Secretaria da Educação (SEC) iniciou na tarde da última terça-feira (8) um ciclo de conversas com os profissionais do magistério da rede Pública Municipal de Ensino, visando apresentar o Panorama Financeiro da Educação, bem como debater com os educadores as propostas que a SEC pretende implementar visando promover o equilíbrio e o racionamento dos recursos do setor.

         Segundo a secretária da Educação, Anorina Alves Smith Lima, a iniciativa faz parte da proposta “Dialogando com a Rede”, que integra o calendário estabelecido pela SEC e que prevê uma série de encontros com os professores, representantes de sindicatos e gestores escolares para apresentar a realidade financeira da educação itabunense e também às questões ligadas ao pedagógico. A secretária enfatizou as dificuldades enfrentadas diante da escassez de recursos financeiros, por conta do comprometimento de 95% dos recursos legalmente destinados à Educação somente com a folha de pagamento.


         “Com isso todos os demais setores da Educação que exigem investimentos constantes, a exemplo de manutenção, reformas, aquisição de equipamentos, material de expediente e formação continuada para a melhoria da ação pedagógica, ficam comprometidos deficitariamente, com os 5% que sobram dos recursos mensalmente”, argumentou Anorina. Durante o encontro, o diretor de Planejamento da DEC, Fábio Peixoto de Melo, apresentou os relatórios do exercício financeiro 2017 aos professores.  
    
Para o professor Virgílio Alberto, a iniciativa da SEC foi bastante positiva. Ele lembrou que é do conhecimento de todos que existem problemas em todo o País, em relação ao financiamento no geral, mas que é necessário dialogar, debater exaustivamente até construir outra proposta. “A democracia é fortalecida no diálogo. Mesmo que a gente divirja do ponto de vista, de modelo de gestão, a gente precisa valorizar a democracia. Então eu vejo como positivo este momento”, argumentou.(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...