quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

“ESTADO BAHIA DO SUL”, PROMOVE PALESTRA COM JOSÉ DONIZETE CAZZOLATO NO HOSPITAL DE OLHOS BEIRA - RIO


“ESTADO BAHIA DO SUL”, PROMOVE PALESTRA COM CAZZOLATO, MESTRE EM GEOLOGRAFIA PELA USP, SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS

Guilherme coordenador



O Movisul, Movimento que defende a independência política e administrativa das regiões Baixo Sul, Sul, Sudoeste e Extremo Sul para criação do Estado Bahia do Sul, promove nesta sexta-feira, dia 02 de março de 2018, das 8 às 12h, no Hospital de Olhos Beira-Rio, Avenida Mário Padre, 185, Bairro Góes Calmon, Itabuna a palestra sob o tema: “Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil”, apresentada por José Donizete Cazzolato, geografo e mestre em Geografia (USP), autor do livro “Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil- Uma Visão Geográfica”.

 A ideia de criação de um novo estado no Sul da Bahia remonta à década de 30, se materializando em 1978, com a apresentação do projeto de lei complementar nº 194/78 de autoria do deputado federal, e ex-prefeito de Ilhéus, Henrique Cardoso W. Silva, que criava o Estado de Santa Cruz integrado por municípios do sul baiano e região de Vitoria da Conquista, anexando outros 12 municípios do Norte de Minas Gerais.

A propositura, aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Finanças (CF) da Câmara Federal não saiu do papel porque Henriquinho não foi reeleito. Em 85, Fernando Gomes reapresentou o projeto, mas pressionado, pediu o arquivamento.
O presidente do Movisul, professor Guilherme Santos, informou que a reunião deverá contar com a presença de interessados e estudiosos do assunto além de prefeitos e vereadores da região.

“Essa palestra é o ponto de partida para uma mobilização de massa, em todas as regiões envolvidas no projeto de criação do Estado Bahia do Sul. Nosso alvo é conquistar todas as representações, com a participação de prefeitos, parlamentares, professores, estudantes, representantes de entidades de classe e de clubes de serviço, lideranças sindicais e comunitárias, para discutir o projeto”, diz  Guilherme. Informando que também está articulando a integração com outros movimentos independencionistas que propõem a criação de novos estados, a fim de mobilizar a sociedade brasileira, sensibilizar o Congresso e o futuro presidente da república, em defesa da criação de novas unidades federativas. Novos estados.

 “A palestra deste dia 2 de março é um preparativo para o “Seminário Bahia do Sul” a ser realizado ainda nesse semestre com a participação de representações de todos os municípios envolvidos”, ressalta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasileiros protestam em Londres contra Alexandre de Moraes

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da República, Lula da Silva. (Foto; Agência Senado). O protesto ocorreu nesta sexta-...