quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Saúde promove ações educativas para prevenção de doenças no Carnaval Antecipado de Itabuna

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento – Cerpat, da Secretaria Municipal de Saúde, já mobilizou uma grande equipe de profissionais, incluindo os da Atenção Básica, além de voluntários, para desenvolver ações educativas e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, que será aberto nesta quinta-feira, 18 e termina domingo (21).

O coordenador do centro, Lucas Santana, adiantou que um estande foi montado no circuito da festa, no antigo ponto de ônibus, próximo à Câmara de Vereadores, onde profissionais distribuirão preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, além de informativos orientando os foliões sobre como prevenir  doenças  transmissíveis, a exemplo do vírus HIV/Aids e hepatites virais.

Divididos em equipes de trabalho, os profissionais de saúde estarão durante as quatro noites do carnaval, percorrendo as avenidas Mário Padre e Aziz Maron e locais de grande concentração de foliões, a exemplo das transversais das avenidas, incluindo a Felix Mendonça, para a distribuição dos preservativos e orientação aos foliões, reforçando os cuidados preventivos para se ter sexo seguro e a saúde garantida.


Sobre os preservativos, Lucas explicou que o uso correto da camisinha tanto masculina quanto feminina, é altamente efetivo na prevenção das ISTs. O coordenador lembra que algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas algumas não podem, “e essa é uma das razões pela qual é importante e vital, o cuidado, a conscientização e a prevenção, que continuam sendo  o melhor remédio”.

Ele assegura que não faltarão preservativos para todos os foliões nos quatro dias de festa e que as unidades serão distribuídas gratuitamente. Lucas diz ainda que, se por acaso o folião não encontrar um dos profissionais de saúde, ao longo do circuito, procure o estande, que estará identificado com o nome e a marca do Cerpat: “Temos equipes especializadas no atendimento e tratamento das ISTs, e prontas para orientar e dar suporte aos foliões que estarão nessa que é uma das maiores festas populares realizadas em Itabuna e na região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...