terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Parceria viabiliza retomada das obras do Teatro Municipal de Itabuna


        O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes será recebido nesta quarta-feira (20) pelo governador Rui Costa. Na agenda, a retomada das obras do Teatro Municipal de Itabuna, com 700 lugares, uma obra paralisada há uma década e que será executada com um investimentos de R$ 24  milhões, através de recursos do governo do estado e uma contrapartida da prefeitura.

          Para Fernando Gomes, a parceria com o governo do estado tem apresentado resultados para os itabunenses, pois o governador Rui Costa não só concluiu a barragem do rio Colônia, que vai garantir o abastecimento de água para Itabuna, como também anuncia a duplicação da BR 415, ligando as duas maiores cidades do Sul da Bahia e a construção de uma policlínica em Itabuna, que depende de aprovação do legislativo. O prefeito falou ainda da expectativa com obras estruturantes para o desenvolvimento regional como a Ferrovia da Integração Oeste-Leste e o Porto Sul.

        Para o prefeito Fernando Gomes, o governador Rui Costa tem sido um gestor competente e com ações voltadas para o desenvolvimento de Itabuna, Ilhéus e o Sul da Bahia, que retoma a sua trajetória de crescimento econômico, com obras e ações visando a geração de emprego e renda. O prefeito também anuncia para o início de 2018, a inauguração de obras do governo municipal com a inauguração da passarela sobre o rio Cachoeira e a inauguração da UPA do Monte Cristo. Veja também: Assistência Social promove avaliação e planeja atividades para 2018

     
  Uma série de palestras e debates reuniu técnicos da Secretaria de Assistência Social, que discutiram  ontem (19) e hoje (20), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o planejamento de ações para 2018 e as políticas públicas para o setor. A secretária Sandra Neilma fez uma avaliação dos 12 primeiros meses de atividades, um período marcado pela superação de dificuldades e de reestruturação dos serviços da SAS, que tem problemas com a falta de recursos e o sucateamento dos equipamentos depois de oito anos de abandono.

      A secretária lembrou que a SAS trabalha com pessoas carentes e em situação de vulnerabilidade social. Ela defende, que além de políticas públicas, a secretaria invista em ações voltadas para a capacitação e qualificação da equipe através da implantação de um núcleo de educação permanente. O planejamento visa, segundo Sandra Neilma, definir metas e objetivos, o que está incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual 2018/2021(PPA).

      Outra ação importante da SAS foi, segundo ela, a implantação da vigilância sócio assistencial  e reestruturação do atendimento com a realização de mutirões do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. Ela destacou ainda a instalação da casa de acolhimento para  crianças e adolescentes   em situação de risco e vulnerabilidade.
Seminário

       O seminário, que teve como tema Formação “In” Contexto – Planejamento 2018, foi aberto pelo prefeito Fernando Gomes e incluiu na segunda-feira (18), uma palestra do doutor Gustavo Lisboa, sobre conceitos de politica pública e planejamento estratégico: “uma proposta de Itabuna e que pode até mesmo servir de referência para outros municípios da região Sul da Bahia.”

       Ao considerar que planejar é fazer as coisas de forma correta e programada, Lisboa manifestou sua preocupação com os efeitos nocivos da recessão que atingiu o país nos últimos anos, deixando sete milhões de pessoas em situação de extrema pobreza, uma vez que não são alcançadas pelo Bolsa Família e nem pelo Benefício de Prestação Continuada. Isso ocorre no país, que é a nona economia do mundo e que registra um PIB de US$ 1 trilhão, mas corre o risco de voltar a ser incluído no mapa da fome.

      A agenda do seminário incluiu ainda no primeiro dia uma reflexão sobre o histórico da política assistencial e apresentação do fluxograma da SAS, tendo como mediadores Sara Spinola e Carlos Marques.  Na agenda de hoje (19) os debates são focados na construção da missão, visão e valores da Secretaria de Assistência Social, seguido da formação de grupos de trabalho setoriais e apresentação dos Grupos de Trabalho para as ações de 2018. Carla Midlej fez uma palestra sobre qualidade no atendimento e relações interpessoais.
Fotos: Waldyr Gomes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...