segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Núcleo de Educação em Urgência do Samu promove capacitação em segurança do paciente


Visando qualificar os profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde do município (UBSs) para o atendimento especializado na classificação de risco dos pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itabuna iniciou um treinamento intensivo, dividido em quatro módulos. O primeiro foi na manhã da última quinta-feira (14),no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A proposta é preparar os profissionais de saúde para identificarem pacientes em situação de risco numa UBS.

Nessa primeira etapa a capacitação com aulas práticas e teóricas foi ministrada pela equipe do Samu e convidados com especialização em atendimento de urgência. Uma das palestrantes foi a enfermeira Rafaela Caldas Santos que mostrou em vídeo o que é classificação de risco, como o profissional pode identificar um paciente numa situação de urgência e emergência, como socorrê-lo e para onde encaminhá-lo.

Ela também abordou temas como identificar e socorrer um paciente com parada respiratória e ainda explicou sobre o Sistema de Triagem de Manchester, um método científico que indica a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento nas unidades de saúde.

“O sistema permite identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco à saúde ou grau de sofrimento, priorizando o atendimento, após  avaliação de cada paciente”.

Uma das convidadas, a professora Myrian Ribeiro da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também fez palestra e abordou o tema “Paciente em situação de risco”, destacando a importância da capacitação do profissional para saber avaliar e classificar uma situação de urgência ou emergência. “O profissional preparado terá melhor condição de socorrer o paciente com eficiência e segurança”.

 A enfermeira Waleska Dias Figueiredo Carvalho, do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, adiantou que as próximas etapas estão agendadas para os dias 21 e 28 deste mês e em janeiro de 2018 em data a ser divulgada posteriormente.

“A proposta é capacitar um número maior de profissionais das unidades de saúde para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que buscam o atendimento na rede pública, fazendo valer a proposta do prefeito Fernando Gomes e da secretaria de Saúde, Lísias São Mateus, que buscam a eficiência na rede de saúde pública em Itabuna  ”. Leia mais: Comissão avalia estrutura e funcionalidade do Shopping Popular e Itabuna implanta programa de assistência técnica rural  

Comissão avalia estrutura e funcionalidade do Shopping Popular

O prefeito Fernando Gomes assinou a portaria número 8.860 constituindo uma comissão integrada por servidores municipais, representantes de órgãos públicos e de um profissional de entidade fiscalizatória, com a finalidade procederem à avaliação da estrutura e funcionalidade do Shopping Popular de Itabuna, edificado na Praça João Pessoa, no centro de Itabuna. A obra realizada na gestão passada, com um custo de R$ 2 milhões, foi paga antes da conclusão e apresenta sérios problemas estruturais.

 A comissão é integrada por dois representantes das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, os engenheiros Patrick Olbera Monteiro, titular da Sedur e presidente, além de  João Zulato Filho; um da  Procuradoria-Geral do Município,  Joselito Batista de Oliveira Filho e um outro representante da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Kleber Marcelo Braz Carvalho.

O grupo tem um prazo de dez dias para apresentar um relatório conclusivo sobre as condições físicas, fundacionais e estruturais do Shopping Popular de Itabuna, esclarecendo ainda, sobre a sua segurança e funcionalidade, indicando qual destino deve ser dado à edificação, isto é, se há possibilidade de conclusão da obra ou se a administração pública deve demolir a estrutura e alvenaria da citada edificação. 

  Itabuna implanta programa de assistência técnica rural 
            Numa parceria institucional entre Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União, o município de Itabuna implanta dia 19, em solenidade no auditório da Unime, o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), considerado um modelo pioneiro no país. Na mesma solenidade o prefeito Fernando Gomes deve sancionar o projeto do vereador Robson Sá que torna a Ceplac patrimônio imaterial do município.

           O secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Jorge Vasconcelos destaca que o plano une assistência técnica e extensão rural nclui nas suas ações a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola. Ele será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município e ações de estímulo à produção agrícola.

            Segundo o diretor de Agricultura da Sema, Erlon Botelho, o Ater visa organizar também a agroindústria, com o fechamento das cadeias produtivas dos produtos agrícolas locais e organização dos arranjos produtivos e fomento a agroindústria.

          As ações do Ater incluem organização e comercialização da produção, através do fortalecimento das cooperativas e associações de agricultores familiares, além de proporcionar apoio e assistência aos pequenos, médios e grandes produtores itabunenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...