terça-feira, 29 de agosto de 2017

Programa de assistência técnica vai unir Prefeitura, Ceplac e Governo do Estado

 
         Ao considerar que o projeto é pioneiro no Brasil e vai integrar ações da Prefeitura, Ceplac, Governo do Estado e da União num novo modelo operacional, o secretário de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, John Nascimento destacou que o Plano Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que deve ser lançado no final de setembro, terá três vetores operacionais. O plano une assistência técnica e extensão rural, inclui a melhoria das estradas vicinais para escoamento da produção agrícola e será complementado com a elaboração do Plano Diretor Agrícola do Município.
        
 O secretário enfatizou ainda que o Ater visa organizar também a agroindústria, com o fechamento das cadeias produtivas dos produtos agrícolas locais e organização dos arranjos produtivos e fomento a agroindústria. As ações incluem organização e comercialização da produção, através do fortalecimento das cooperativas e associações de agricultores familiares, além de proporcionar apoio e assistência aos pequenos, médios e grandes produtores.   Iniciada a reforma do Escritório Operacional da Emasa. Veja a seguir


         John Nascimento informou que o plano depende para sua implementação do agendamento de uma reunião com o governador Rui Costa para apresentação do projeto e formalização da parceria com a Prefeitura e Ceplac. Na audiência também será solicitada do estado a transferência das instalações do posto fiscal na BR 101, entre Itabuna e Buerarema, para implantação do parque temático da Cidade das Abelhas, visando estimular a apicultura em Itabuna e na região.

         O diretor de Agricultura da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, Erlon Botelho, além da implantação da assistência técnica, estão em fase de implementação naquela unidade de governo o projeto de reciclagem Olho no Óleo, e com a Ceplac vem sendo discutida a retomada do programa de rádio de Fazenda em Fazenda, voltado para o setor rural.  Ele destacou ainda em fase de implantação, o projeto da Cidade das Abelhas, além de um programa de serviços ambientais Águas do Cachoeira e a implantação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Itabuna, que se complementa com o programa de governo através da criação da Cidade Universitária, que articula ações do governo e da comunidade acadêmica.
         
Outra ação do departamento de Agricultura, será segundo ele, a implantação do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão, que utilizaria os espaços cedidos pelo Dnit ao governo municipal, com uma sala de assistência técnica, uma unidade de acompanhamento de associativismo e de apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos –PAA.


                        Iniciada a reforma do Escritório Operacional da Emasa

Como parte do programa de reestruturação da Emasa, foi iniciada a  recuperação e modernização do Escritório Operacional, localizado na Rua Adolfo Maron, no centro de Itabuna. No local funciona uma central de atendimento ao público e a reforma faz parte do programa de modernização de todas as unidades da Empresa Municipal de Água e Saneamento.

Segundo o Presidente da Emasa, Jader Guedes, o programa começou pela reforma e reequipamento da Estação Elevatória de Esgotos da Avenida Amélia amado, que estava abandonada e paralisada, e que hoje é um cartão postal da empresa. A empresa também investe na recuperação da barragem que abastece o povoado de Itamaracá e a meta é recuperar todas as estações de tratamento de água e de esgotos até o final do ano.

Ele disse ainda, que o imóvel onde está localizado o Escritório Operacional será totalmente reformado, e humanizado para conforto dos trabalhadores e para melhorar o atendimento aos clientes que diariamente são atendidos no local, inclusive para a troca dos tanques de amianto, por outros de fibra, atendendo a uma  exigência do Ministério da Saúde,.

A reforma incluirá também a ampliação de salas e locais de atendimento ao público. A Central do  0800-073-1195 ganhará melhores condições de trabalho, e no lado externo, será restaurado um canteiro de plantas e flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...