quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Câmara Aprova Comissão dos Direitos da Mulher

    Na tarde desta quarta-feira (23), a Câmara Municipal aprovou a criação da Comissão Permanente dos Direitos e Defesa da Mulher, da autoria da vereadora Charliane Sousa (PTB). Ela destacou que se faz necessária a abertura da comissão, para que se possa fazer de forma efetiva a construção de uma política municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. A comissão será voltada às demandas prioritárias e ao planejamento governamental.


A vereadora Charliane achou importante esta conquista, sendo ela a Primeira Secretária da Câmara e a única representante mulher entre os vereadores. Dentre as competências da comissão proposta, ela destaca: Conhecer e sugerir medidas administrativas frente às denúncias de violência e discriminação contra a mulher. Também fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Municipal, Estadual, Federal e até mesmo do setor privado. Ainda promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca do seu déficit na representação política.

                Ainda hoje, a vereadora Charliane visitou pela manhã e tarde a escola Curumim, onde participou de uma sabatina com os alunos do Ensino Fundamental. As crianças e jovens puderam conhecer um pouco de como funciona o exercício parlamentar. Dentre os temas que foram abordados, a vereadora falou sobre o transporte coletivo da cidade, a poluição do Rio Cachoeira, a questão do Estacionamento Rotativo (Zona Azul), lixão e aterro sanitário, também sobre a segurança pública no município.

Na oportunidade, a vereadora Charliane comentou sobre alguns dos projetos de sua autoria. Como por exemplo, o Troco Solidário, que visa destinar uma parte do troco dos estabelecimentos para as ONGs. Também o Banco de Rações, que pretende contar o apoio das lojas que vendem rações, para que elas doem o produto para instituições de caridade, assim que a ração estiver próxima ao vencimento. Também conversou sobre a Semana Municipal do Trânsito, outro projeto de sua iniciativa.

 “Foram feitas perguntas pertinentes, nas quais respondi com a maior riqueza de detalhes, para os estudantes compreenderem a real função dos vereadores. Os alunos já estavam totalmente esclarecidos sobre a política de Itabuna e fizeram perguntas sobre diversos temas. Também Foram distribuídos materiais informativos a eles”, falou a vereadora Charliane.

A vereadora recebeu cartas com reivindicações, e prometeu responder todas, seja por ela ou pelo seu gabinete. Também sugeriu que os alunos fossem na Câmara na semana da Criança, em outubro, para fazer uma eleição entres eles e “eleger” 21 vereadores mirins para discutir sobre temas do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...