quarta-feira, 17 de maio de 2017

Assistência Social convoca beneficiários do Bolsa Família para revisão cadastral



Beneficiários itabunenses do Programa Bolsa Família que ainda não fizeram a sua atualização cadastral devem ficar atentos, pois a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) já está realizando o recadastramento em quatro pontos: no CRAS I, situado no bairro Jardim Grapiúna (das 08h às 16h); no CRAS II, situado no bairro Nova Ferradas (das 08 às 12h e das 13h às 16h); no CRAS CEU, localizado no bairro Urbis IV das 08h às 16h, e na sede da SAS que fica no bairro Jardim Vitória, das 08h às 14horas.

Realizada todos os anos, a atualização cadastral é um dos mecanismos de controle da qualidade do Cadastro Único que reúne informações de mais de 27 milhões de famílias no país e mais de 20 mil famílias itabunenses. “Este é o principal instrumento do governo federal para identificação das famílias mais vulneráveis do país. Por isso, é de fundamental importância manter esta ferramenta com informações atualizadas”, frisa o Secretário Nacional de Renda da Cidadania, Tiago Falcão.


E informa que Itabuna apresentava um quadro de cerca de 9,5 mil famílias listadas para passar por este procedimento de atualização, mas “hoje diminuímos este número para algo em torno de 6,5 mil famílias que ainda precisam atualizar os cadastros e evitar o bloqueio no Bolsa Família ou mesmo perda de outros benefícios”. A Secretária Municipal de Assistência Social, Sandra Neilma, informa que as famílias estão sendo comunicadas sobre o prazo para atualizar as informações por meio de mensagem no extrato de pagamento.

“Qualquer alteração, como mudança de endereço, renda, escola dos filhos ou composição familiar deve ser comunicada à gestão municipal do Cadastro Único e do Bolsa Família. Mesmo que não tenha ocorrido nenhuma mudança, todos devem atualizar ou confirmar os dados a cada dois anos para continuar recebendo o benefício”, completa.

Ele alerta que as visitas aos beneficiários que residem em Itabuna já estão sendo realizadas por auditores do Bolsa Família. “Alertamos que ao receber a visita ou carta do MDSA convocando, as famílias devem comparecer ao setor de atendimento Bolsa Família mais próximo de sua residência a fim de atualizar os dados levando RG, CPF, CTPS, título de eleitor e conta de energia de todos os moradores da casa, sendo que no caso de crianças o comprovante de matrícula da escola”, finaliza.

Nenhum comentário: