terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Melhorias no sistema são exigências para aumento da tarifa de transporte em Ilhéus

Uma série de medidas para melhorar o sistema de transporte coletivo de Ilhéus foi apresentada como exigência para a concessão do reajuste da tarifa autorizado pelo Poder Executivo, a partir do próximo dia 30 de dezembro. Como define o decreto número 77/2016, publicado no Diário Oficial do Município, o governo ilheense determinou que as empresas Viação São Miguel e Viametro Transportes Urbanos adotem medidas emergenciais no sentido de aprimorar as condições de acessibilidade para os usuários que utilizam os elevadores para cadeirantes, a regularidade das linhas que servem à população da zona rural, a eficiência do serviço “Transporte Cidadão”, entre outras.

Após ouvir o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comutran), o Poder Executivo autorizou o reajuste da tarifa única do transporte coletivo de R$ 2,80 para R$ 3,10. O reajuste na ordem de 30 centavos equivale a 10,7 por cento do valor atual da passagem de ônibus. A medida vale tanto para os moradores da cidade como para os distritos, em que pesem a maior distância e as condições de trafegabilidade para as localidades do interior de Ilhéus.


O reajuste está previsto no contrato de concessão do serviço de transporte coletivo, a fim de repor a taxa da inflação e o aumento dos custos das empresas com salários, combustíveis e peças de reposição dos 130 veículos que compõem a frota. Nesse sentido, as planilhas das concessionárias foram analisadas por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).

Painel Eletrônico - No parecer em que referenda o reajuste, o Comutran pediu também a atualização e cadastramento de pessoas com deficiência física para aquisição de passe livre e a adoção de um serviço de fiscalização permanente do transporte coletivo por parte da Prefeitura, o retorno - aos sábados e domingos - da linha Nova Brasília com veículos adaptados para cadeirantes, auditoria dos horários nos pontos de partida e o regular funcionamento de painel eletrônico instalado no Terminal Rodoviário Urbano, localizado no centro da cidade.

Nos últimos quatro anos, o governo municipal adotou providências para a melhoria do sistemacomo a construção e instalação da sala de descanso para motoristas e cobradores, implantação de GPS nos ônibus a fim de aprimorar a fiscalização e a renovação da frota, inclusive com um modelo específico destinado à zona rural. Por outro lado, a Superintendência Municipal de Trânsito aplicou cerca de 100 multas às empresas do sistema, ao longo do ano, por descumprimento de horários e irregularidades constatadas em alguns veículos.

Da - Secretaria de Comunicação Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...