sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sessão Especial discute a situação orçamentária da Justiça do Trabalho

A Câmara de Vereadores de Itabuna vai promover, na próxima segunda-feira, 11, às 16h, uma Sessão Especial sobre a situação da Justiça do Trabalho e suas condições orçamentárias. O evento será realizado na Sala de Comissões Técnicas Filemon de Souza Brandão e contará com a explanação feita pela juíza do Tribunal Regional do Trabalho, Eloína Machado.

As discussões foram propostas em virtude da preocupação diante dos cortes no orçamento do Judiciário Trabalhista. O problema ameaça o fechamento dos Tribunais de Trabalho ainda este ano, gerando, consequentemente, transtornos para a população, empresas, juízes, advogados e servidores. Segundo Eloína, a Sessão será “um pedido de socorro para esse ramo do Poder Judiciário Federal que garante os direitos sociais e a democracia, fundamentais para a estabilidade sociopolítica e para o equilíbrio nas relações capital-trabalho”, enfatizou a juíza.


A Sessão contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada e ocorrerá com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a gravidade da situação. Foram convidados para participar das discussões representantes do Ministério Público Trabalhista, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), juízes do Trabalho (16ª Região) e membros de Sindicatos representativos dos funcionários vinculados ao órgão. 
Sessão Especial destaca a importância dos peritos papiloscopistas e reforça o apoio à categoria
O apoio institucional, social e político para fortalecer a autonomia dos peritos papiloscopistas, que atuam na área de investigação criminal, foi um dos destaques durante a Sessão Especial realizada pela Câmara de Vereadores de Itabuna, nessa quinta-feira, 7. Na ocasião, a ciência papiloscópica foi apresentada pelo perito técnico da Polícia Civil, Alberto Estaine Guerra Durão.
O trabalho dos peritos técnicos, especialistas em identificação humana por meio das digitais e da Representação Facial Humana, foi exposto com a apresentação detalhada de casos de sucesso na identificação de criminosos e elucidação de delitos. “Hoje, a gente briga pelo reconhecimento e por autonomia, pois os papiloscopistas têm o trabalho de desvendar autores de crime e ajudar a absolver inocentes pelas impressões digitais. No entanto, eles, hoje, se encontram subordinados aos peritos”, defende Alberto.
Segundo ele, a independência do trabalho certamente vai gerar resultados muito mais satisfatórios na captura de criminosos. “Essa Sessão foi fundamental para mostrar o trabalho dos papiloscopistas, não apenas aos vereadores, mas à comunidade, para que esses profissionais tenham o apoio necessário para desenvolver suas atividades”, avaliou o titular da Delegacia de Homicídios de Itabuna, Marlos Macêdo. “O apoio da sociedade é de suma importância para a categoria”, reforçou o capitão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Antônio Fernandes.  
Também prestigiaram a Sessão o coordenador da Defensoria Pública, George Araújo, e o capitão do 15° Batalhão, Marcos Aurélio. “Parabenizo esta Casa por estar exercendo essa função e compartilhando com a sociedade situações que são de interesse de todos, que é segurança pública”, enfatizou o capitão Marcos. Como desdobramento das discussões, foi apresentada a proposta do encaminhamento de uma indicação ao Governo do Estado para fortalecer o pedido por reconhecimento.  

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...