quinta-feira, 14 de abril de 2016

Vacinação contra gripe Influenza (H1N1) começa domingo em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu antecipar para domingo, dia 17, a vacinação contra o vírus da gripe Influenza A (H1N1) para grupos prioritários: crianças de seis meses até cinco anos incompletos, idosos acima de 60 anos, gestantes e profissionais de saúde de Itabuna. A imunização será feita durante um mutirão no QG da Dengue, na Avenida do Cinquentenário, das 7 às 19 horas, mobilizando quatro equipes de profissionais da saúde.


Já a partir da segunda-feira, começa a mobilização para o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A, com as doses sendo aplicadas nos pacientes nas unidades básicas de saúde do município, em horário normal de atendimento. Profissionais de saúde envolvidos diretamente com a campanha já receberam treinamento dos coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde visando prestar um melhor serviço à comunidade    

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, disse que a antecipação da campanha contra a gripe em Itabuna  é necessária para que o município possa atingir a meta de imunizar pelo menos 80% da população, conforme determinação do Ministério da Saúde. 

Ele também alerta para a importância da imunização contra a gripe, como a melhor maneira de evitar a doença e suas complicações.  O secretário explica que a gripe é contagiosa e transmitida pelo vírus da Influenza, de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirro. Além disso, algumas pessoas podem se infectar entrando em contato com objetos contaminados ou em ambientes fechados e com aglomerações de pessoas.   

Bicalho informa ainda que os sintomas da Influenza A são semelhantes aos da gripe comum, entre eles, febre alta e tosse, e em alguns casos, podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar e cansaço. Aos primeiros sintomas as pessoas devem procurar auxílio médico.  

            VACINA CONTRA RAIVA

Outra campanha que a Secretaria Municipal de Saúde deflagra neste sábado, 16, em Itabuna, é a vacinação contra a raiva canina que vai mobilizar mais de 400 profissionais de saúde e voluntários. Durante todo o dia, equipes estarão à disposição da comunidade nas unidades básicas de saúde e em carros volantes para imunizar pelo menos 30 mil cães e gatos.  

A vacinação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ. Começou a ser executada há duas semanas pela zona rural do município. Na área central da cidade, a imunização também pode ser feita na Sala de Vacinas no prédio do antigo Sesp, e no CCZ, no bairro do Antique.   

Da - Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...