quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Prefeitura de Ilhéus ganha nova sede e Palácio será transformado em museu


Inauguração foi realizada nesta terça, 22, mesmo dia em que foi dado início ao processo de transformação do Palácio no Museu da Capitania
 Após 108 anos funcionando no Palácio Paranaguá, situado à Praça J.J. Seabra, no centro histórico, a Prefeitura de Ilhéus ganha uma nova sede. O prefeito Jabes Ribeiro inaugurou – ao lado do vice, Carlos Machado -, na noite de terça-feira, 22 de dezembro, a nova Sede do Poder Executivo Municipal, localizada na Avenida Brasil, bairro Conquista, no espaço onde funcionou a gerência regional da Coelba. Momentos antes, Ribeiro descerrou a placa comemorativa dos 108 anos do Palácio Paranaguá, dando início ao processo de transformação do monumento arquitetônico em museu da Capitania.

Para o prefeito ilheense, este é um momento marcante para a história administrativa e cultural do município. “Precisamos, a todo instante, valorizar a nossa história, preservar a memória, porque representa um valor inestimável. O governo e a população devem estar comprometidos com esses valores, até porque eles não acabam, são perenes”, argumentou.
Ele ainda destacou ações semelhantes de valorização do patrimônio arquitetônico e cultural determinadas em outros mandatos exercidos como prefeito do município, a exemplo da reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus, do tombamento do Bar Vesúvio e do Morro de Pernambuco, a reconstrução do Bataclan, a instalação da Casa de Cultura Jorge Amado, a sede da Academia de Letras de Ilhéus, a restauração do Prédio General Osório, entre outras.
Durante o ato, o prefeito - acompanhado pela primeira dama, Adryana Ribeiro - ressaltou que a nova sede representa um avanço na organização municipal. Estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Tarcísio Paixão, os vereadores Nerival Reis, Gil Gomes, Luiz Carlos Escuta, Ivo Evangelista, Raimundo do Basílio, Roque do Sesp, secretários municipais, servidores públicos, profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil.
Os vereadores Nerival Reis e Luiz Carlos Escuta, moradores do bairro da Conquista, agradeceram ao prefeito a atenção dispensada à localidade e a decisão de transferir para lá a sede Poder Executivo. Neri, por sua vez, emocionado, destacou que esse sempre foi um compromisso de campanha, dar uma destinação pública àquele espaço, que vinha sendo utilizado por vândalos e causando transtornos aos moradores da área.
Nerival Reis afirmou que a chegada desse novo equipamento representa um avanço para comunidade, que está sendo beneficiado com outras obras, como a reforma recentemente realizada na Policlínica Municipal Halil Medauar, a construção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, em fase de andamento, e a anunciada recuperação da quadra poliesportiva do bairro, cuja licitação já foi homologada.
Secretarias – Na nova sede da Prefeitura de Ilhéus, instalada numa área de sete mil metros quadrados, funcionarão o Gabinete do Prefeito e suas assessorias, o Gabinete do Vice-prefeito – que não existia, a Procuradoria Geral (Proger), Corregedoria e as secretarias de Comunicação (Secom) e de Relações Institucionais (Serin). O prédio também disponibiliza um auditório e área para estacionamento. O prefeito disse que a Secretaria de Fazenda será transferida do Palácio para um imóvel localizado nas imediações do prédio, a fim de manter as atividades tributárias no centro comercial.
Conforme o prefeito, a proposta é, futuramente, construir outras unidades administrativas para sediar secretarias que hoje funcionam por meio de aluguel. Hoje, a Prefeitura investe cerca de cem mil reais por mês na locação de imóveis para instalar setores da administração municipal. “Temos espaço suficiente para novas construções, considerando o nosso objetivo de reduzir gastos com o aluguel de imóveis”, acrescentou.
Da -  Secretaria de Comunicação Socia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...