terça-feira, 10 de novembro de 2015

Governador e Prefeito assinam Ordem de Serviço da Barragem do Colônia

O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinaram na tarde desta segunda-feira, 9, no novo auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Ferradas, a Ordem de Serviço para a retomada da construção da Barragem no Rio Colônia, em Itapé. Quando estiver concluída e com o reservatório cheio a barragem vai melhorar o abastecimento de água e reduzir a poluição nos rios Colônia e Cachoeira.

Será investido o total de R$ 119,6 milhões na construção da barragem e no pagamento de indenizações que ainda restam aos proprietários da área desapropriada para alagamento. A obra será realizada com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), do Governo Federal. A previsão é que os serviços de engenharia sejam iniciados em no máximo 40 dias.

O governador Rui Costa explicou que a obra para aumentar o abastecimento de água em Itabuna não está adiantada porque empresa que venceu a primeira licitação, em 2012, 20 dias depois de ter iniciado a obra já estava tentado aditivo ao contrato e depois ficou quase um ano brigando na justiça, atrapalhando que um novo processo de licitação foi aberto pelo Governo do Estado.  “Mas essa fase foi superada e a população de Itabuna pode ficar sossegada porque vamos honrar esse compromisso”, afirmou Rui.

 O governador ainda destacou que o prefeito de Itabuna tem sido um grande parceiro e que vai esperar a finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico – que está fase de conclusão-, para estudar novos investimentos para obras de implantação de esgotamento sanitário, tratamento de esgoto e para melhorar a rede de distribuição de água. “Porque somente a construção da barragem não vai resolver em definitivo o problema do fornecimento de água para Itabuna”, observou Rui Costa.

O prefeito Claudevane Leite afirmou que a construção da barragem vai livrar milhares de pessoas do sofrimento de anos com o sistema de abastecimento de água precário.  O prefeito lembrou que Itabuna é um dos poucos municípios baianos de maior porte que não contam com uma grande barragem para enfrentar longos períodos de estiagem e agradeceu o governador Rui Costa por cumprir com a promessa.

Vane lembrou que a luta para resolver o problema do abastecimento de água em Itabuna começou ainda quando era vereador.  “E hoje, graças à parceria com o nosso amigo Rui Costa, um antigo sonho da nossa população está se tornando realidade”, comemorou o prefeito, acrescentando que, em parceria com o Governo Federal, está investindo cerca de R$ 30 milhões em obras de infraestrutura e urbanização em bairros da zona oeste da cidade.

A barragem do Rio Colônia ocupará uma área de 1.621 hectares, terá altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões metros cúbicos de água, o que garantirá uma vazão de 1.400 litros por segundo. A expectativa é que, com a conclusão da obra, novas empresas sejam atraídas para o município. Participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviços deputados federais, estaduais, prefeitos do sul da Bahia, vereadores de Itabuna e outros municípios e lideranças comunitárias.

Da Secretaria  de Comunicacão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...