terça-feira, 11 de agosto de 2015

ACI debate atuação dos Conselhos Municipais

Valter, Abude e Wense

A participação ativa nas decisões do município de Itabuna é uma das principais metas a ser alcançada pelo atual presidente Ronaldo Abude. Para que isso aconteça, é necessário o maior envolvimento da classe empresarial nos Conselhos Municipais de Políticas Públicas, que teve a sua legislação esclarecida pelo advogado Walter Sizenando, nesta segunda-feira, 10, na ACI.

Segundo o advogado, é através dos Conselhos Municipais que a sociedade pode ter a oportunidade de fazer com que seus anseios sejam verificados pelo Poder Público e sejam colocadas em prática. “Os Conselhos são órgãos colegiados com a capacidade deliberativa ou consultiva que se insere nos setores da sociedade [a exemplo da saúde], fazendo com que eles possam se expressar junto à população e aos poderes públicos para fazer com que contribua com a melhoria específica de uma comunidade”.


De acordo como site Portal da Transparência do Governo Federal, a participação nos Conselhos Municipais implica estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. Por isso, a importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.

Abude destacou que os esclarecimentos sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais foram muito importantes e estará incentivando os empresários a participar de modo ativo das decisões municipais. “Quanto mais entendemos o processo, sentimos motivados a participar das questões que envolvem o Poder Público, e tem um papel fundamental para que possamos ter uma região melhor, uma cidade melhor”, avaliou o presidente.

O empresário declarou ainda que o debate sobre a funcionalidade dos Conselhos e atuação da classe empresarial continuará nas próximas reuniões, já que existe a intenção da diretoria da entidade em participar dos conselhos municipais da cidade. Segundo informações da Prefeitura de Itabuna, a cidade possui 40 conselhos e apenas 20 deles estão ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...