quarta-feira, 22 de julho de 2015

VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus começa nesta quinta, 23


“Abrimos espaço para conversar com os usuários, prestadores e trabalhadores da saúde. Este é o momento das pessoas dialogarem com o município e assim garantir mudanças”
 Começa nesta quinta, 23, e vai até sexta-feira, 24, a VI Conferência Municipal de Saúde de Ilhéus. Com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, o evento será aberto às 19h, no Auditório da Faculdade Madre Thaís, situado na Avenida Itabuna, pela palestrante magna, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Adélia Pinheiro, seguida de um coquetel. 

De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e um dos coordenadores da conferência, Yolando Souza, cerca de 200 pessoas são esperadas para participar das palestras, discussões e eleição de delegados, “no qual será avaliada a atual situação da saúde pública e elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde e participação da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS”.
Já a coordenadora do evento, Gleiciane Birschner, diz que a conferência é uma fase de elaboração, votação e acompanhamento de propostas. “Abrimos espaço para conversar com os usuários, prestadores e trabalhadores da saúde. Este é o momento das pessoas dialogarem com o município e assim garantir mudanças. O relatório final de saúde é o que vai nortear o nosso trabalho durante os próximos anos”, disse.
O relatório final da VI Conferência Municipal de Saúde será encaminhado para Salvador, fazendo parte das políticas públicas de saúde do estado da Bahia, depois de votado e aprovado na plenária da Conferência Estadual, que ocorrerá em outubro.
Categorias - Os participantes se distribuem em três categorias: delegados, com direito a voz e voto; convidados, com direito a voz; participantes, por credenciamento livre, com direito a voz nas mesas de debate. De acordo com a comissão organizadora da conferência, os trabalhadores e prestadores de instituição da saúde deverão apresentar uma declaração da entidade que representa, caso, desejar ser Delegado.’
Grupos de Trabalho - Os grupos de trabalhos serão realizados simultaneamente para discutir os eixos temáticos, votar propostas que serão encaminhados para a Plenária Final e eleger 08 Delegados, que concorrerão com os 20 Delegados natos (conselheiros municipais de saúde), dentre as 16 vagas de Delegados que irão para a Conferência Estadual de Saúde. A ação da Secretária Municipal de Saúde de Ilhéus conta com a parceria do Conselho Municipal de Saúde.
 Da Comunicação Social –Ilhéus – 22.07.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...