quarta-feira, 1 de julho de 2015

Comunidade rural de Carobeira, em Ilhéus, recebe posto de saúde reformado

Instalado na Rua do Campo, o posto de saúde de Carobeira foi beneficiado com serviços de pintura, troca da cobertura, substituição de portas e janelas, colocação de grades, assentamento de piso e uma revisão completa nos sistemas elétrico e hidráulica

Ainda como parte da programação comemorativa pelos 481 anos do município, a Prefeitura de Ilhéus segue reinaugurando equipamentos de saúde. Na manhã desta quarta-feira (1º de julho), o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) e o secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, fizeram a entrega oficial da obra de reforma do Posto de Saúde de Carobeira, na zona rural. Até o fim deste mês, serão entregues oficialmente as obras de recuperação das unidades de Maria Jape, São José, Ponta da Tulha, Aritaguá, Sambaituba, Lagoa Encantada, Santo Antônio, Rio do Engenho e Inema, além da Policlínica Municipal Halil Medauar, instalada no Bairro da Conquista, e da Farmácia e Central de Distribuição. Veja também edital para funcionamento de moinho

 Durante a reinauguração, o vice-prefeito e coordenador da Operação “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, Carlos Machado (Cacá), destacou a importância da recuperação das unidades de saúde instaladas na zona rural do município. “É fundamental assistir essas comunidades que vivem em locais afastados da sede. Isso é respeito ao munícipe. Isso é compromisso com a nossa população”, salientou.
 Fazendo coro com o vice-prefeito, o secretário de Saúde, Antônio Ocké, reiterou que todas as unidades do interior serão reformadas para que as pessoas, principalmente idosos e crianças, não precisem se deslocar para a sede para obter atendimentos básicos.
 Reforma - Instalado na Rua do Campo, o posto de saúde de Carobeira foi favorecido com serviços de pintura, troca da cobertura, substituição de portas e janelas, colocação de grades, assentamento de piso e uma revisão completa nos sistemas elétrico e hidráulico. A unidade oferece, de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 13 horas, procedimentos diversos como vacinação, curativos, aferição de pressão arterial e serviços gerais de enfermagem, além de pré-natal e preventivo, entre outros.
 De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau), Bárbara Christian, a exemplo de diversas outras unidades, o Posto de Saúde de Carobeira também recebe o suporte da equipe itinerante, que inclui, entre outros profissionais, médico, enfermeira e vacinador. “Tudo isso para que a Sesau consiga disponibilizar atendimentos pontuais à população de Ilhéus”, acrescentou a diretora.
Edital para funcionamento do moinho
A previsão é que, em outubro, já seja conhecida a empresa que vai operar o equipamento, gerando cerca de 500 empregos
 O prefeito Jabes Ribeiro participou, nesta terça-feira, 30, acompanhado do presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia, José Muniz Rebouças, em Salvador, do lançamento do edital para o arrendamento e operação do antigo moinho, instalado na poligonal do Porto do Malhado, na zona norte de Ilhéus. Segundo Ribeiro, a previsão é de que, em funcionamento, o equipamento gere 500 empregos, entre diretos e indiretos.
Desativado em 2005, quando a empresa Bunge parou as atividades na cidade, o moinho está instalado ao lado do Porto Internacional do Malhado, o que representa um dos atrativos para sua operação. As instalações ocupam uma área de 11 mil metros quadrados, que, após o fim das atividades, foram reincorporadas à Codeba.
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a retomada da operação do moinho representa mais um avanço da economia ilheense, que busca se incansavelmente se diversificar. “A estimativa é de que sejam gerados 500 empregos e que a empresa que vai arrendar invista nada menos que trinta milhões de reais, o que significa um grande reforço e incentivo à nossa economia”, enfatizou.
O presidente da Codeba, José Rebouças, espera que o lançamento do edital ocorra nos próximos dois meses, atraindo o interesse de empresas interessadas em recolocar em funcionamento o antigo moinho. Segundo Rebouças, pelo menos três empresas já demonstraram interesse em participar da disputa.
A reativação do moinho foi tratada, em 2013, pelo prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Carlos Machado (Cacá), em visita a Brasília, quando o baiano César Borges era ministro da Secretaria Especial dos Portos. Na época, Borges autorizou a Codeba a iniciar gestões em conjunto com a Prefeitura de Ilhéus, no sentido de reativar o equipamento. Recentemente, o atual ministro, Edinho Araújo, autorizou a elaboração do edital para o arrendamento, agora oficialmente lançado.
Edital - O edital a ser lançado pela Codeba vai incluir no arrendamento, seis silos para armazenamento do trigo. A previsão é de que, após a publicação do edital, o processo licitatório seja concluído no máximo em 60 dias. Dessa forma, até outubro a nova operadora do Moinho Ilhéus deverá assinar o contrato para o início das suas atividades.
Secretaria de Comunicação Social – 
Ilhéus – 01.07.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...