sábado, 23 de maio de 2015

DEPUTADO AUGUSTO CASTRO PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO DO RIO CACHOEIRA

Participando hoje (22) pela manhã do programa Resenha da Cidade, do comunicador Roberto de Souza, através dos microfones da Rádio Difusora Sul da Bahia, sempre atento aos problemas de Itabuna e região, o deputado Augusto Castro demonstrou preocupação da péssima situação do Rio Cachoeira que ora se transformou em um grande esgoto a céu aberto de Itabuna.

Hoje, o Rio, devido à falta de saneamento básico da cidade recebe todos os esgotos deste município em seu leito, inclusive, os industriais. Tudo isso, por falta de investimento no setor dos gestores municipais e o governo do Estado, renegando o maior patrimônio natural da região ao descaso.


O Rio Cachoeira, juntamente, com os seus principais afluentes cortam cerca de 20 municípios da região cacaueira e está precisando urgentemente de grandes investimentos, caso contrário se tornará em mais um rio morto neste país.    

Com a implantação da temível “vassoura de bruxa” nesta região, os cacauicultores, com a queda da produção do cacau, resolveram investir na pecuária, o que provocou a derrubada das matas, afetando as nascentes do rio cachoeira, deixando-o, de ser  um rio perene. Sendo hoje das enxurradas e um grande esgoto dos municípios por onde passa.

Em Itabuna, os poetas, atavés do Clube do Poeta Sul da Bahia, já estão se movimentando em defesa do combate da péssima situação do rio. Dentro dos próximos dias - recebemos informação -, acontecerá um grande manifesto em seu leito (antiga Ilha do Jegue). Local esse, onde os poetas produzirão um vídeo para ampliar o movimento nas redes sociais.

Um movimento que já conta com o apoio de vários segmentos da sociedade, e da jornalista Helô Sampaio, na capital do Estado. Portanto, é muito bem vindo à somatória do deputado estadual, Augusto Castro para a força desse movimento.   


Na entrevista, como não poderia deixar de ser, o deputado Augusto Castro também falou da reforma política; fusão das agremiações partidárias e o processo político de Itabuna, quando enfatizou que a oposição no Estado “está lutando para que nas grandes cidades, lance um único candidato e, Itabuna não foge a regra!”. Vamos aguardar os acontecimentos!


ADEUS RIO
                          Ao rio cachoeira
Eu era pequeno
Minha cidade pequena
Meu rio de águas
Puras e cristalinas
De peixes...
Da minha infância
De leito natural
Era radiante, encantador, gigante...

Hoje sou “grande!”.
Minha cidade cresceu...
Meu rio pequeno... Emudeceu.
Não tem mais água cristalina...
Nem o catar dos pássaros!
Nem tão pouco os sonhos
Dos meninos e das manias...

Adeus meu rio...
Adeus minhas corredeiras!
Adeus macucos e graúnas!
Adeus “Ilha do Jegue!”.
Adeus “Menino e o Rio”
Telmo Padilha seu menino
Nunca mais sorriu...

Joselito dos Reis
23.05.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...