segunda-feira, 23 de março de 2015

Prefeitura de Ilhéus suspende este ano o Aleluia Festival

Prefeito Jabes Ribeiro alegou problemas financeiros do município, a conjuntura econômica do País e as dificuldades na atração de parceiros que viabilizassem o evento.

A terceira edição consecutiva do Aleluia Ilhéus Festival, evento que marca a Semana Santa, não será realizada este ano. Após reunião com o secretariado municipal, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou a suspensão do projeto em virtude de fatores externos e internos. De acordo com o prefeito, a atual crise econômica vivenciada pelo País, que penaliza os municípios, a impossibilidade do Governo do Estado em ampliar a participação no evento, e a situação ainda difícil dos cofres municipais, com redução de receita em 2015, levaram a administração a reavaliar a realização.

Infelizmente, mesmo sabendo da importância que representa o Aleluia para diversos setores do município, seria uma irresponsabilidade nossa mantê-lo com o quadro econômico vivido hoje”, afirmou o gestor. Ele explicou que na edição passada, o Governo da Bahia, principal parceiro, por meio da Bahiatursa, CAR e da Bahiapesca, investiu cerca de 700 mil reais no evento. Mas este ano, o governo somente poderia realizar o aporte máximo de 200 mil reais.
Mesmo assim, a Prefeitura, co-realizadora do evento, planejou reduzir o Aleluia para três dias, diminuindo o orçamento da festa, tanto em infraestrutura como em atrações artísticas. O orçamento vinha sendo trabalhado há bastante tempo pelo município, que buscava parceiros para sua efetivação, como ocorreu em anos anteriores com empresas e órgãos públicos, além da iniciativa privada. No entanto, para garantir o evento, a Prefeitura teria que investir cerca de R$ 500 mil, “o que seria inviável nesse momento em que tivemos redução de receita nos meses de janeiro e fevereiro, com queda de 36 por cento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), disse Jabes.
Diante disso, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou ser impossível o município, com todas as dificuldades financeiras, fruto da queda de arrecadação, do cenário econômico desfavorável e de erros provocados por administrações anteriores, arcar com os 500 mil reais. A aplicação deste montante dificultaria, de acordo com Ribeiro, inclusive, o pagamento dos salários do funcionalismo.
Apesar do cancelamento neste ano, o prefeito Jabes Ribeiro assegurou à população que os esforços da administração municipal para a sua realização em 2016 serão iniciados imediatamente, visando devolver ao público regional essa opção de lazer que se consolida no período da Semana Santa.
Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 23.03.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...