segunda-feira, 30 de março de 2015

"O dia da mentira!" ARTIGO DE ANTONIO NUNES

Antonio Nunes de Souza*
O dia da mentira!
                                   
Primeiro de abril, dia nacional que homenageia a mentira, sempre foi um manancial de brincadeiras e pegadinhas que divertiam todos com inocência e alegria. Na minha juventude a mentira era chamada de “culhuda”, palavra que não sei a origem e nem a razão desse batismo. Talvez algo regional, criado no recôncavo para enfatizar a inverdade!
Criavam-se pequenas estórias, notícias maravilhosas e algumas poucas tristes, porém, tínhamos o cuidado de não ludibriar as pessoas, prejudicá-las ou causar danos morais, pessoais, comerciais e materiais. Era, sinceramente, divertido e agradável a participação feliz de todos!
O dia da mentira era, verdadeiramente, uma realidade sutil esperado por todos, no sentido único de brincar com os distraídos amigos e parentes, quebrando a rotina do nosso cotidiano.
O tempo passa, os hábitos vão mudando, a juventude dedicando-se a novas brincadeiras eletrônicas e virtuais, os adultos preocupados com as guerras e os desentendimentos entre países, além das crises financeiras das potencias mundiais que, direta e indiretamente, atingem suas economias!
Mas, sempre tem alguém que, a depender dos resultados que ela possa proporcionar, não deixa a peteca cair e, engenhosamente, amplia, generosamente, seu período para uma comemoração diária e uma regra de comportamento normal e obrigatório.
Tenho certeza que você, por mais puro que seja, já percebeu que estou referindo-me a uma grande fatia da classe política que, sem nenhuma cerimônia, mente com a maior cara de pau, de janeiro a janeiro, fazendo com que todos os dias do povo sejam primeiro de abril.
E, lamentavelmente, a culpa desse comportamento ter se tornado uma regra é, estritamente, você meu caro amigo e eleitor, pois, vendo e sentindo na pele as agruras provocadas pelas mentiras, ainda acredita nesses insetos e peçonhentos traiçoeiros animais, votando novamente neles, dando a oportunidade deles mais se firmarem e continuarem com suas trapaças e enganações.
Creio que seja importante você parodiar a música de Jackson do Pandeiro: “chegou a hora de mostrar a essa gente o nosso valor” e, ao mesmo tempo, cantar a música de Zeca Pagodinho chamada Verdade: “Descobri que te amo demais...Itabuna e meu Brasil!”


*Escritor – Membro da Academia Grapiúna de Letras de Itabuna -  antoniodagral26@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...