sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia vacinação contra o HPV

Vacinação tem como alvos jovens de 9 a 26 anos. Vacina já está disponível nos postos de saúde e escolas.
 A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), através do Setor de Imunização, informa às jovens de 9 a 26 anos de idade que está disponível nos postos de saúde a vacina contra o HPV quadrivalente (papilomavírus humano). A doença é considerada mais comum no mundo entre as DSTs, além de ser altamente infecciosa. Explica a supervisora do setor, Walkíria Souza Cardeal, que a primeira dose – ao todo são três – é aplicada durante visitas às escolas públicas e privadas, e as demais ocorrem com espaços de dois e seis meses, nas unidades de saúde municipais.

A periculosidade do HPV, continua a supervisora, deve-se ao fato de que, para estar exposto aos vírus, não precisa necessariamente ter relação sexual com penetração, o que significa que, mesmo as pessoas virgens não estão protegidas contra essa doença, pois ela pode ser transmitida até mesmo através de carícias. “E, embora o preservativo ofereça proteção efetiva, é possível que a transmissão ocorra mesmo com seu uso, uma vez que o parceiro pode ter verrugas na parte externa dos genitais e na área com pelos, regiões que não são cobertas pela camisinha”, salienta Walkíria Cardeal. Ela alerta que esse fato não exclui o uso do preservativo, pois sem ele as pessoas ficam mais expostas ao HPV e a outras DSTs.
HISTÓRICO -  A vacina contra o HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação, em março de 2014, tendo como alvo as meninas de 11 a 13 anos de idade.  Neste ano de 2015 a oferta da vacina foi ampliada para as jovens na faixa etária de nove a 11 anos de idade, e também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos que vivem com o HIV.
No ano passado, cerca de 2 milhões de meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas contra quatro tipos do vírus: dois de alto risco (16 e 18)  e dois causadores das verrugas genitais benignas (6 e 11).
 Comunicação Social – Secom.-Ilhéus – 20.02.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

NOTA DA UPB

UPB seguirá mobilizada pela desoneração da folha dos municípios após liminar que derruba o benefício A decisão do ministro será julgada no p...