quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Ilhéus repassa R$ 2,4 milhões à Santa Casa de Misericórdia

Repasse estava bloqueado e foi liberado após determinação do Prefeito Jabes Ribeiro e sucessivas investidas da Secretaria de Saúde de Ilhéus, em parceria com a direção da Santa Casa.
A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, responsável pelo funcionamento do Hospital São José e Maternidade São Helena, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 18, o repasse de R$ 2,4 milhões de reais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cujo valor é proveniente do Governo Federal, através do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização).  A entrega do cheque foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante ato ocorrido no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, com a participação do secretário de Saúde, José Antonio Ocké, e do provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira.

Segundo o prefeito, o repasse corresponde a 14 parcelas de cerca de 171 mil reais cada, que estavam atrasadas desde 2013. O valor foi depositado equivocadamente, pelo Governo Federal, numa conta bancária do Governo do Estado, referente ao Incentivo de Adesão à Contratualização (IAC), repassada pelo Ministério da Saúde para entidades do setor filantrópico que realizam mais de 70% dos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne, agradeceu o empenho do governo municipal para desbloquear a verba e afirmou que a chegada dos recursos ajudará a entidade a regularizar débitos no setor trabalhista e na área de manutenção das instalações, além de permitir melhorias nos apartamentos da Maternidade Santa Helena, a única em funcionamento no Município. Participaram também da solenidade, os vereadores Roque do Sesp, Nerival, Ivo Evangelista, James Costa, Josevaldo Machado, Valmir Freitas, Gilmar Sodré, Aldemir Almeida e Luiz Carlos Escuta, líder do governo na câmara, além da equipe de diretores da Secretaria de Saúde e outros servidores.
O prefeito Jabes Ribeiro finalizou o encontro ao lembrar o esforço do Município para manter equipamentos de saúde importantes, como a Maternidade e a UTI da Santa Casa. “Optamos por repassar os 2,4 milhões de reais de uma só vez à Irmandade por entendermos a necessidade que passam todas as Santas Casas do Brasil e também por ter conhecimento do esforço daqueles trabalhadores e trabalhadoras na manutenção de um serviço de qualidade para nossa população”, disse.
Investimentos – O secretário de saúde, Antônio Ocké, frisou que a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus está próxima de assegurar verbas, em parceria com a Prefeitura, para a qualificação de mais seis leitos da maternidade, ampliando o atendimento neonatal, que já é modelo na região. Ainda sobre a entidade, Ocké destacou a reunião realizada, na última semana, em Salvador, com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, na qual tratou-se do credenciamento ao SUS do Centro de Hemodinâmica de Ilhéus, que será instalado também nas dependências da Santa Casa.
Comunicação Social – Secom.-Ilhéus – 19.02.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...