quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Banco de Sangue de Itabuna em alerta

Com as férias de Verão e o habitual afastamento de doadores de sangue nos meses de janeiro e fevereiro, o Banco de Sangue de Itabuna emitiu um alerta para a sociedade: já está trabalhando com o chamado estoque de segurança em níveis críticos. Ocorre que, durante o mês de dezembro, quando a captação de sangue precisava ser intensificada, foram arrecadadas 300 bolsas de sangue a menos que o esperado. A previsão para o último mês de 2014 era coletar 1.100 bolsas, no entanto, não ultrapassamos 800 bolsas coletadas.

“Como tradicionalmente fazemos, desde novembro intensificamos as convocações de doadores, a captação de novos doadores, trabalhamos com campanhas e parcerias com empresas e instituições, no entanto, ainda assim, foi registrado um déficit sobre a meta estabelecida”, lamentou o coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro. O cenário ainda é agravado pela característica do próprio sangue, altamente perecível, principalmente em relação a alguns de seus componentes, não pode ser estocado por longos períodos de tempo.
 Pré-requisitos para doação
Para ser um candidato à doação de sangue é necessário ter idade superior a 18 anos e inferior a 65 anos, além de peso corporal superior a 65 quilos, não estar em jejum, nem ter ingerido alimentação gordurosa há menos de quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento oficial com foto e ser avaliado em uma rápida entrevista, quando são questionadas informações que autorizam a doação ou até podem indicar inaptidão permanente ou temporária para o procedimento.
Em Itabuna, a doação de sangue é realizada no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que funciona em prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho. O atendimento aos doadores é de segunda a sexta-feira, entre às 7 e 17 horas, além do sábado, que funciona entre 7 e 13 horas. Mais informações pelo telefone: 3214-9126.
Da assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...