quarta-feira, 23 de julho de 2014

Canavieiras promove Seminário de Educação no Campo


A Prefeitura de Canavieiras, em parceria com o Instituto Federal Baiano (IFBa), através da Secretaria Municipal da Educação, promove, nos próximos dias 25 e 26 sexta-feira e sábado), o Seminário Educação no Campo – “Conhecer para transformar”. O evento será realizado no auditório da Secretaria da Educação e contará com diversas palestras e oficinas de capacitação direcionadas aos professores da zona rural.

O credenciamento será iniciado nesta sexta-feira (25), a partir das 13 horas. Em seguida, será oferecido um momento cultural com voz violão e, às 14h30min, a abertura do evento. A professora-doutora da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb), Tânia Torreão Sá, dará a primeira palestra, com o tema “Educação no Campo: Desafios e Possibilidades.” Logo após, será apresentado o tema “Cinema como recurso de aprendizagem na educação do campo”, pelo professor-doutor Augusto Sá, do IFBa (Campus Uruçuca), às 16h30min.
No primeiro dia do seminário ainda serão promovidas duas oficinas: a Oficina de capacitação tecnológica, ministrada pelo Mestre Ramilton Costa, da Fedora Brasil, e a Oficina de Lógica Computacional: Jogos e Tecnologia para Educação no Campo. A primeira acontecerá no Laboratório Móvel do MEC (caminhão) e a última, no auditório da Secretaria. Ambas serão ministradas pelo Mestre Romeu Menezes, do IFBa (Campus Uruçuca).
No sábado (26), o evento começará pela manhã com o momento cultural, às 8 horas. No decorrer do dia, serão abordados os temas “História da Educação no Campo”, “Movimentos Sociais e a Educação no Campo”, com os palestrantes professor-doutor Ariomar Santos, do IFBa  (Campus Bom Jesus da Lapa), e o mestre Marcelo Torreão, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), respectivamente, além da continuação das oficinas.
“Proporcionar ao aluno do campo a mesma condição que é dada ao da cidade”. Com esse argumento, a secretária Municipal da Educação, Emília Cristina, afirma que isso pode e deve acontecer através da Educação. “A ideia não é fixar o aluno ao campo, é dar a opção dele ir pra onde quiser, mas também poder estudar e se manter no campo, se essa for a sua vontade, tendo consciência plena do que é o campo”.

Da assessorara -(23-07-14 LL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...