quarta-feira, 23 de julho de 2014

Agente da Defesa Civil Nacional coleta dados sobre situação de Ilhéus

As informações serão encaminhadas ao secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, que deverá fazer as ponderações sobre o pedido de liberação de recursos da Prefeitura de Ilhéus para intensificar as ações de prevenção de desastres nas áreas de risco.
 O agente da Defesa Civil Nacional, Roney Rios Figueira, chegou ao município de Ilhéus nesta quarta-feira, dia 23, para coletar as informações necessárias à conclusão do relatório do órgão sobre a situação de emergência, declarada pelo prefeito Jabes Ribeiro, em novembro de 2013, por conta do intenso volume de chuvas que incidiu sobre o município.  Conforme o técnico, na próxima semana, as informações serão encaminhadas ao secretário Nacional da Defesa Civil, Adriano Pereira Junior. De posse do documento, o gestor deverá fazer as ponderações sobre o pedido de liberação de recursos da Prefeitura de Ilhéus para intensificar as ações de prevenção de desastres nas áreas de risco.

A ação do agente em Ilhéus é resultado das audiências do prefeito Jabes Ribeiro, em Brasília, nas quais foram realizadas constantes solicitações ao Ministério da Integração Nacional para dar celeridade a análise e respostas da situação de Ilhéus. Em reunião com o coordenador da Defesa Civil municipal, Ednaldo Azevedo, na manhã desta quarta-feira, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Roney Figueira explicou que irá percorrer as áreas mais atingidas pelo fenômeno natural e apurar os danos humanos e materiais provocados.
Ainda, o agente irá conhecer as ações de respostas da Prefeitura de Ilhéus, realizadas pela Defesa Civil para acolher os cidadãos que tiveram danos no período chuvoso. Conforme Ednaldo Azevedo, as ações de resposta correspondem às medidas emergências, como retirada dos moradores das áreas de risco, realocação em casas de amigos e parentes, criação da Central de Operações no Estádio Mário Pessoa. O núcleo reuniu com equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), formadas por assistentes socais, psicólogos e técnicos, preparadas para o acolhimento de desabrigados.  Foram disponibilizados colchões, cobertores, material de higiene pessoal, água potável, entre outros insumos necessários para suprir a necessidade das pessoas.
Situação de Emergência – O prefeito Jabes Ribeiro assinou decreto de emergência no dia 28 de novembro de 2013, em razão dos graves problemas causados pelas fortes chuvas em diversos bairros de Ilhéus, como forma de facilitar as ações para atender às vítimas e a adoção de medidas reparatórias. No ato, foi estabelecida a criação da Central de Operações no Estádio Mário Pessoa, reunindo a Defesa Civil e setores das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Desenvolvimento Social (SDS), onde foram tomadas as medidas necessárias para atender as demandas que surgiram no período de chuvas.
O decreto também autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Defesa Civil, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o município registrou em apenas um dia do mês novembro de 2013 uma média de 190,88 milímetros de chuva em Ilhéus, o que equivale a quase 10% da media pluviométrica prevista para todo o ano no município (2.000 milímetros). Segundo o Inmet, isto equivale a uma média de 10 milímetros de chuva por hora.
Este intenso volume de águas provocou alagamentos de ruas, desabamentos de imóveis e deslizamento de terras em vários locais da cidade, como no Alto da Tapera, onde a Prefeitura colocou lonas, impedindo o agravamento da situação.  Outras áreas atingidas na cidade foram o Alto do Belmonte (deslizamento de terra), Alto da Conquista (deslizamento de terra),  Avenida Itabuna (alagamento, queda de árvore e deslizamento de terra), Vila Queiroz (alagamento) e Alto do Seringal (deslizamento de terra).
Outros locais onde se registraram ocorrências foram o Alto do Carvalho, Rua Maria Quitéria, Alto do Amparo, Centro Social Urbano, Rua da Horta, Rua Getúlio Dorneles Vargas, e Avenida Ubaitaba (com deslizamento de terra), Alto do Basílio com desabamento de uma casa, e no Conjunto Habitacional FAELB, onde houve alagamento. A Defesa Civil também registrou deslizamento de terra e queda de árvore, na Rua da COCI, alagamento no Alto Santa Inês, 2ª Travessa da Princesa Isabel e na Rua do Cano, e outros deslizamentos na Avenida Roberto Santos, no Alto da Esperança, na Avenida Luiz Gama e Rua Francisco Assis.
Da  Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 23.07.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...