terça-feira, 1 de abril de 2014

PROVEDOR DA SANTA CASA TOMA DECISÃO RADICAL DE NÃO MAIS ATENDER PELO MUNICÍPIO E SUS

Dr. Eric Etinger
(Sistema de Saúde de Itabuna está chegando ao fundo do poço, município deixou de repassar 6 milhões à Santa Casa de Misericórdia de Itabuna)

Expondo através de documentos a realidade dos defasados  preços pagos pelo município e pelo Estado,  a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna - que não dão para cobrir as despesas da alta e média complexidade da saúde, pelo SUS -, o seu provedor  Eric Etinger  tomou uma decisão, na reunião de ontem à noite (31), na ACI, aproveitando a presença do Secretário de Saúde, deste município, Plínio Adry, de não mais renovar  os contratos com o município a partir deste mês de abril. Nos documentos, também, constam um débito de falta de repasse de 6 milhões, do município com aquela instituição, debatido pelos conselheiros presentes, à reunião da ACI.
  
Eric, disse que estava  tomando  essa decisão à sua revelia, lamentando enquanto ser humano, pois a população de Itabuna seria muito prejudicada,  com essa decisão de não mais atender pelo SUS e o Município; “é com muita tristeza, muita tristeza que tomamos essa decisão”, enfatizando, com isso, que o governo do Estado tome providencias; “do jeito que ai está, é que não podemos ficar. Sem recursos não podemos manter os nossos hospitais: Manoel  Novais, Calixto Midlej  Filho e São Lucas, todos prestando trabalho de qualidade”. disse.

Após um grande debate, para o presidente da ACI, Luiz Ribeiro o melhor caminho para que isso não aconteça, seria a união de todos, e gritar junto ao Governador por mais recursos, e colocou a entidade  na luta  para uma solução.

O Secretário da Saúde de Itabuna, Plínio Adry, que fez uma exposição das últimas ações do setor de saúde no município, constrangido, ficou de levar a decisão  do Provedor da Santa Casa de Misericórdia  ao conhecimento do prefeito, Claudevane Leite. 

Uma coisa temos certeza, a população de Itabuna que tem um péssimo atendimento, agora se transformará em catástrofe, pois muitas pessoas vão a óbito, por falta de atendimento, assim como, toda a população regional, pois Itabuna, com toda miséria e descaso do governo na saúde, ainda, é o centro de medicina de todo o sul da Bahia. É lamentável!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...