quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Comunidade Espírita de Canavieiras promove palestras e seminários


A Comunidade Espírita de Canavieiras promove nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), a 10ª Jornada Espírita de Canavieiras. As palestras e seminários serão realizadas no auditório do Colégio Estadual 15 de Outubro, na avenida Barão do Rio Branco, centro.

De acordo com a programação, na sexta-feira (14), às 19h30, o evento será aberto com o Momento da Arte; às 20 horas será realizada a palestra “O Evangelho à Luz da Psicologia”, proferida por Lindomar Coutinho (Ilhéus). No sábado (15), às 20 horas, a palestra terá como tema “O Evangelho: Farol da Nova Era”, e será dada por Wagner Paixão (Belo Horizonte).


Ainda no sábado, das 9 às 12 horas, serão promovidos os seminários com os temas “O Amor: O Sentido da Vida – Amar, Apesar de Tudo”, apresentado por Lindomar Coutinho; e “Jesus, a Porta; Kardec, a chave (Metodologia de Estudo de O Novo Testamento”, com Wagner Paixão. À tarde, o seminário versa sobre o tema “Nos Caminhos de Jesus”, apresentado por Ana Guimarães.
No domingo (16), das 9 às 12 horas, será realizado o seminário “Explorando o Evangelho à Luz do Espiritismo”, com Wagner Paixão. Na parte da tarde, às 14h30min, será realizado o Momento da Arte; às 15 horas será dada a palestra “As Bem Aventuranças e o Espiritismo”, por Ana Guimarães. A cada final de seminário haverá espaço para perguntas e respostas.
Mais informações podem ser obtidas com Sandra (73) 3284-3110/9961-4560 <srsfav@gmail.com> ou Carlinhos (73) 9976-9900 <carloalegria@ig.com.br>.
PalestrantesWagner Gomes da Paixão é de Belo Horizonte e atua no Movimento Espírita há 30 anos. Sua mediunidade psicográfica foi aflorada em 1984 e já publicou 16 livros de Espíritos diversos. Lindomar Coutinho é de Ilhéus e realiza palestras espíritas no Brasil e exterior. É professor da Uesc, diretor da FTC e trabalhador do Centro Espírita Porto da Esperança, em Ilhéus, também tem livros editados. Ana Guimarães é fundadora do grupo Espírita Caminho da Esperança, do Rio de Janeiro e pregadora espírita há mais de 50 anos.
Nova diretoria da Apae é empossada

A nova diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Canavieiras tomou posse, para um mandato de três anos – permitida uma recondução. A chapa é encabeçada pela professora universitária Mari Gândara, uma das voluntárias da instituição e professora do grupo de dança formado pelos alunos.
Em seu discurso de posse, Mari Gândara solicitou a continuidade da união de todas as pessoas envolvidas, que sempre se mostraram dedicadas à instituição. A nova presidenta disse assumir a nova missão com a mesma dedicação com que realiza seus trabalhos como uma das muitas voluntárias da Apae.
Presente à posse da diretoria, a secretária municipal da Educação, Emília Cristina, ressaltou que a Apae é uma família dedicada à causa, demonstração constantemente dada pelo o empenho e voluntarismo. “Tenho acompanhado o trabalho realizado na Apae e é um exemplo a ser mostrado a Canavieiras”, elogiou Emília.
A ex-presidente Gisélia Cristina Senhorine frisou os avanços conseguidos pela instituição e ressaltou que a sociedade precisa conhecer todo o trabalho desenvolvido pela Apae. “É preciso que todos saibam a qualidade do atendimento prestado aos assistidos, que não se restringe às quatro paredes, mas que tem eco na comunidade como um todo”, disse.
A nova diretoria como vice-presidente, Cristina Serra; 1ª secretária, Fernanda Nascimento; 2ª secretária, Rosélia Freire; 1ª diretora-financeira, Ana Maria Cruz Leal; 2º diretor-financeiro, Tobias Sanger; diretor-jurídico, Cristiano Freire; diretora de patrimônio, Maria Tereza Costa; diretora-social, Gisélia Cristina Senhorini.
Informa a diretora da Escola Raio do Sol (da Apae), Isa Ramalho, que a instituição assiste a 102 pessoas no contra turno da escola formal e desenvolve diversas atividades, a exemplo de oficinas de leitura, dança, beleza, culinária e artesanato. A entidade também mantém os serviços de fisioterapia, psicologia, assistência social, psicopedagogia
A Apae sobrevive de doações diversas e da participação em programas de cunho social, a exemplo do “Sua Nota é um Show”, mantido pelo Governo do Estado. Já a escola Raio do Sol é mantida pela Prefeitura, que arca com os custos de aluguel de casa, professores e funcionários.
ESPORTE:
 Seleção Baiana de Voleibol 

Os atletas Ualter Xavier Anjos e Ddivon Santos Mota Santana são dois dos atletas pré-convocados para compor a Seleção Baiana de Vôlei Masculina, categoria infanto, que irá participar do Campeonato Brasileiro de Seleções/2014. A notícia foi dada nesta quarta-feira (12) ao prefeito de Canavieiras, Almir Melo, pelo professor de Educação Física e vice-presidente do Clube Desportivo Canes, Boaventura (Boinha) Freire.
Durante o encontro, no Gabinete do Prefeito, Boaventura Freire e os atletas agradeceram ao prefeito o apoio dado pela Prefeitura para que os esportistas canavieirenses participassem da seletiva da Seleção Baiana Masculina de Vôlei Infanto/Juvenil. Participaram da seletiva os atletas Ualter Xavier Anjos (14 anos), Odivon Santos Mota Santana (16), José Alves Carvalho Neto (17) Anderson Santos Silva (18) e Annler Caio Souza Santos (14).
Segundo o professor Boaventura Freire, os Atletas foram avaliados pelos critérios: fundamentos, capacidade de deslocamento, alcance, passe, saque, defesa, levantamento e os técnicos da Federação Baiana de Vôlei, Rodrigo Oliveira e Marcos Rogério Almeida, ficaram bastante impressionados com a desenvoltura e a técnica dos atletas canavieirenses. “Nossa cidade tem tradição nos esportes, e o voleibol é um dos exemplos mais promissores”, relata o professor de Educação Física.
Fábrica de atletas – Criado há 22 anos com o objetivo de difundir e incentivar a prática de esportes, o Clube Desportivo Canes (CDC) trabalha com diversos esportes como futebol, futsal e basquetebol (masculino), e voleibol (masculino e feminino). Entidade beneficente, o CDC sobrevive da contribuição de abnegados, diretoria e dos próprios atletas.
Todo o esforço investido no CDC é transformado no destaque obtido por diversos atletas nos cenários estadual e nacional. Nesta lista estão Gregore Oliveira, atualmente jogando no Brasil Kirin, de Campinas (SP), convocado duas vezes para a seleção baiana e uma vez para a seleção brasileira; Adriele Oliveira, duas vezes na seleção baiana; e Ana Tereza Castro, que jogou pela seleção baiana em 2013, durante o campeonato brasileiro realizado em Maceió (AL).
Viva Vôlei – Outro projeto desenvolvido pelo Clube Desportivo Canes é o Viva Vôlei, patrocinado pela empresa Queiroz Galvão, através da Lei de Incentivo ao Esporte e coordenado pela Confederação Brasileira de Vôlei, por meio do Instituto Viva Vôlei. Segundo o professor Boinha Freire, o programa, que será renovado por mais um ano, é considerado um grande formador de atletas e de caráter.
O Viva Vôlei trabalha em dois núcleos: um na sede de Canavieiras e outro no povoado de Campinhos. Na sede, trabalha com 200 alunos e tem a direção da equipe integrada por Karina Melo (educadora física), Fernanda Rocha (assistente social), Jusiê Lins e Anísio Neto (monitores). Em Campinhos, atende a um público de 140 alunos através, coordenados por Boinha Freire (educador físico), Fernanda Rocha (assistente social) e Jusiê Lins (monitor).
Além das aulas técnicas do esporte, os alunos do Viva Vôlei também recebem orientações sobre cidadania, saúde, educação, dentre outros temas. O projeto chamou a atenção de diversos profissionais do vôlei, a exemplo do técnico Bernadinho e o jogador e hoje comentarista da Rede Globo de Televisão, Tande, que estão constantemente apoiando o Viva Vôlei, inclusive com a elaboração de matérias jornalísticas veiculadas no Esporte Espetacular

Da assessoria - 13-02-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Avenida Bionor Reboucas. 720, bairro Antique. Tel 73 3026-0664 Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466  BEZERRA DE MENEZES PROMOVEU CHÁ...