terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Ferrovia de Integração Oeste/Leste é apresentado em São Desidério

 Ferrovia de Integração Oeste/Leste  que tem projeto para chegar a Ilhéus, Sul da Bahia é apresentado em São Desidério
Secretários de governo, vereadores, representantes de sindicatos e associações participaram na tarde desta segunda-feira, 27 no auditório da Prefeitura Municipal de uma reunião para a apresentação do Programa de Comunicação Social da Ferrovia de Integração Oeste - Leste (FIOL) e Divulgação do Empreendimento para as Instituições Locais.

A FIOL contempla 1.527 km de extensão e interligará o norte, centro-oeste e nordeste. Ela estabelecerá comunicação entre Ilhéus, Caetité, Barreiras e São Desidério, cruzando o estado da Bahia até chegar a Figueiropólis, no Tocantins, ponto de sua interligação com a Ferrovia Norte-Sul. Seu traçado passará por 64 municípios, sendo 46 somente na Bahia. Em seu traçado, a ferrovia passará por quase 200 km de traçado em São Desidério, sendo o maior produtor de algodão do Brasil e de grãos do norte e nordeste brasileiro, a obra além de facilitar, dinamiza e incrementa o escoamento da sua produção agrícola e de toda a região.
Pela sua relevância, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal e sua execução é de responsabilidade da VALEC, Engenharia, Construções e Ferrovias S.A - empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

A facilitadora da OIKOS, empresa que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para a VALEC, Lucia Regina Oliveira, falou sobre o programa e sua apresentação nos municípios que serão cortados pela ferrovia. “É feito o primeiro contato com as instituições, como, prefeituras, secretarias, câmaras de vereadores, associações e sindicatos, posteriormente haverá encontros com a sociedade civil e órgãos institucionais para que possam ter informações sobre o empreendimento e esclarecer as dúvidas”, falou.

Ainda de acordo com Lucia Regina a obra já foi licenciada junto ao IBAMA, com as expedições das Licenças Previas e de Instalação para os lotes 01 a 07.Foi explanado também sobre a implantação dos programas ambientais durante a execução da obra, que tem como objetivo, preservar o meio ambiente e promover a qualidade de vida da população. E os benefícios gerados com o empreendimento, que podem ser destacados, a exemplo do fomento do emprego e de renda nas áreas traçadas pela ferrovia (as empresas construtoras são orientadas a contratar preferencialmente pessoas residentes na região das obras), o crescimento econômico indireto, redução dos custos de transportes de grãos, álcool, e minérios destinados ao comércio e a segurança e sustentabilidade ecológica.
Por: Adinete Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...