quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Palestras alertam sobre os efeitos do câncer de próstata e diabetes


Uma série de palestras está sendo promovida pela Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Canavieiras com o objetivo de conscientizar os homens sobre os riscos decorrentes do câncer de próstata de do diabetes. Esses eventos estão sendo realizados em instituições da comunidade, a exemplo de igrejas, associações, clubes e maçonaria, como forma de promoção da campanha Novembro Azul.


A palestra inicial foi realizada pelo médico Juarez das Mercês, nesta terça-feira (19), na Igreja Batista Getsemane, no bairro João Fon Fon, antecedendo a um culto destinado aos fiéis do sexo masculino. Segundo a secretária municipal da Saúde, Roberta Barros, essas duas doenças têm acometido um grande número de homens, em índices cada vez mais crescentes.
Ao abrir o evento, o pastor da Igreja Batista Getsemane, Eli Valverde, o homem deve estar atento as necessidade espirituais e materiais e se torna uma responsabilidade do homem para com ele mesmo e sua família. De acordo com o médico Juarez das Mercês, existem muitas verdades e mitos sobre as duas enfermidades, daí a necessidade de se levar esse tipo de informação à sociedade.
De acordo com o médico, os índices crescentes dessas doenças no homem são decorrentes da falta de cuidado nos exames preventivos. Em vista desse descuido, na maioria das vezes essas doenças são diagnosticadas tardiamente, o que dificulta a cura. “A cura câncer de próstata é bem mais fácil se diagnosticado precocemente, a depender do grau da metástase, não atingindo outros órgãos”, explicou Dr. Juarez.
No entender do médico, as campanhas de conscientização para os riscos dessas doenças devem abranger também as mulheres, consideradas as grandes incentivadoras do homem na busca pela medicina preventiva. “Não podemos correr o risco de detectar o câncer de próstata em condições tardias, evitando um tratamento mais complexo e até a cirurgia”, alertou.
Segundo a coordenadora de Planejamento da Secretaria da Saúde, enfermeira Leila Rocha, a próxima palestra está agendada para esta próxima segunda-feira (25), às 20 horas, na Loja Maçônica União e Caridade; terça-feira (26), às 15 horas, na Associação de Pescadores e Marisqueiras da Atalaia; e no domingo (1º de dezembro), no Condomínio de Futebol Society.
21-11-2013 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

IBGE desmente lorota de Marina sobre ‘120 milhões passando fome’ no Brasil

  Marina Fake-News! Marinha Silva contando lorotas no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), em janeiro de 2023 - Foto: redes sociais. Do...