quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeitura de Ilhéus volta a apelar que sindicatos atendam a Justiça

Apesar de, segundo seus representantes informam, não terem recebido ainda notificação oficial do Tribunal de Justiça, os sindicatos podem colocar para trabalhar o efetivo de 50% nas áreas da Saúde e da Educação e de 30% nos demais setores, conforme decisão da desembargadora Silvia Zariff, já publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.

      O governo municipal voltou a fazer, nesta quinta-feira, dia 29, um apelo aos representantes dos sindicatos que  enviem à Prefeitura a relação dos nomes que integrarão o efetivo de 50% dos funcionários da Saúde e da Educação e de 30% dos demais setores da administração, conforme decisão liminar da Justiça. Na última segunda-feira, dia 26, o secretário Ricardo Machado explicou aos líderes sindicais que a determinação da desembargadora Silva Zariff, em liminar, concedida a pedido da Procuradoria Geral do Município, levou em consideração justamente os problemas que a paralisação está criando para a população ilheense, especialmente aos segmentos carentes que dependem mais dos serviços públicos.
De acordo com a legislação, os sindicatos são obrigados a enviar a relação dos nomes que irão cumprir a determinação legal após o recebimento da notificação oficial do Tribunal da Justiça. Mas, em razão do longo tempo de paralisação e do agravamento, a cada dia, dos problemas para a população, a Prefeitura decidiu apelar ao bom senso dos sindicalistas para que eles coloquem à disposição o efetivo determinado pelo tribunal, uma vez que a decisão foi publicada no Diário Oficial do Poder Judiciário.
Além de serviços como a varrição das ruas, os setores mais prejudicados são justamente aqueles que são mais essenciais para a população, nas áreas da Saúde e da Educação. Depois de muito esforço por parte da Secretaria de Saúde, foi possível reabrir 19 postos de atendimento à população, mas os serviços não têm sido oferecidos à população desde que a greve foi deflagrada, o que tem provocado a sobrecarga do Hospital Regional e de outras unidades que atendem pelo SUS.
Educação – Na área da Educação, muitas escolas estão funcionando parcialmente, prejudicando os alunos e suas famílias, uma vez que o ano letivo terá que ser estendido para o cumprimento da carga horária determinada pelo Ministério da Educação, fatalmente entrando no período das férias escolares. Contudo, a Prefeitura Municipal iniciou, no último dia 20/08, a distribuição da merenda escolar nas unidades educacionais que estão em funcionamento. A regularização do beneficio que contempla 51 escolas, favorecendo 24.345 alunos, só foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) prossegue com a distribuição de merenda até o final desta semana. Conforme o cronograma, nesta quinta-feira, dia 29, a distribuição ocorreu nas localidades de Japu e Teotônio Vilela; e nesta sexta-feira, dia 30, no distrito de Couto. Em setembro, a distribuição tem início comunidade de Castelo Novo, no dia 2. Somente as escolas que estão fechadas em virtude da greve parcial dos professores e funcionários da rede municipal de ensino, ainda não receberam a merenda.
Bolsa família – É importante destacar que ao contrário dos boatos que alguns segmentos locais divulgaram, mesmo após esclarecimentos dos gestores públicos, as famílias favorecidas pelo Programa Bolsa Família em Ilhéus não correm o risco de ter seus benefícios cancelados em virtude da greve parcial dos professores da rede municipal de ensino. Pelo contrário, a Prefeitura tem tomado providências para ampliar o número de famílias beneficiadas pelo programa no município, como a inscrição de novos beneficiários e a atualização cadastral dos já inscritos.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Musk diz que ‘ficaria feliz em testemunhar’ na Comissão de Segurança da Câmara

Elon Musk, acionista majoritário do X, ex-Twitter - Foto: redes sociais . A comissão de Segurança do Brasil, na Câmara dos Deputados aprovou...